THE MAKERS | SANDRA DIMOISE FURACÃO

E cá está mais um exemplo de perseverança, talento e muita dedicação. A Sandra é daquelas mulheres que nos contagiam. E apenas com um olhar, uma frase, um gesto, no encaminha em direcções que nós próprios nem havíamos  pensado. E é essa a verdadeira essência de uma líder e de uma mulher de sucesso. Sermos destemidos, não termos medo de arriscar.

E para além da ambicionada posição na carreira e na vida, é sobretudo um ser humano genuíno, que cresce com cada partilha. A quem incomodam as regras, formatações e ideologias. As ideais pré compostas. E que não seguem em frente para a evolução.

Sempre me senti do Mundo e a Sandra é um exemplo diário disso mesmo.
Aqui fica esta entrevista tão especial sobre o seu lugar no Mundo e na Vida.
Uma inspiração para todas aquelas que pretendem também dar mais se si aquilo que as rodeia.
Para ler com muita atenção e carinho…

 

1. Conseguiu alcançar patamares nunca antes alcançados por alguma mulher, num sector algo sectarizado. O que é que considera que foi fundamental nesse caminho?

Primeiro de tudo, sou uma Mulher apaixonada pela Vida e pelos desafios! Fundamental nesse processo foi ambicionar, demonstrar talento e paixão, e acreditar que conseguimos lá chegar.

Além disto, acredito que sempre estive no lugar certo, na hora certa!

Considero-me uma cidadã do mundo – tenho origem italiana por parte dos meus avós, nasci no Brasil, tenho naturalidade norte-americana e agora vivo entre Espanha e Portugal. Cedo optei por uma carreira internacional que me “ofereceu” uma perspectiva riquíssima do ponto de vista da intercultura. Cresci muito do ponto de vista de carreira mas também contribuiu para a minha personalidade moldando–me como sou.

Também posso dizer que foram os desafios que abracei e que fui alcançando e superando que me permitiram chegar às posições que atingi, tais como ser a 1ª Mulher Vice-presidente da Credicard S.A. no Brasil e a 1ª mulher Country Manager do Citibank no Panamá/Central América. Mas, para lá chegar, tive que batalhar e fazer com que isso pudesse acontecer, com uma boa dose de paixão. E é essa paixão que me motiva a procurar e a superar os desafios.

2. De Engenheira Agrónoma, passando pelo Marketing e tantas outras perspectivas. O segredo está na assimilação contínua?

O segredo passa pelo querer e em acreditar por saber, de ter e de querer Mais. Ultrapassar desafios é uma vitória, uma carga de adrenalina que nos é oferecida de graça! Vale a Pena. É uma aprendizagem contínua, mas também uma viagem permanente de superação.

A engenharia serviu-me de uma excelente base na vertente de pensamento analítico e lógico, abrindo-me os horizontes. Especializar-me em marketing e ser bem sucedida no sector financeiro foi uma passo natural. Hoje posso com orgulho dizer que “I Love what I do and I do it with Passion and Well Done

3. O que é que a motiva no daily basis?

O pensar diferente, o sair da minha zona de conforto, o aceitar desafios diários, o fazer acontecer e enfim…“make the difference”!

Motiva-me muito ver o crescimento e desenvolvimento da minha equipa, e de ser testemunha do seu talento e paixão que investem no dia-a-dia do seu trabalho.

4. Lidera uma equipa com mais de 700 pessoas. Que processos e elementos coloca na sua estratégia de liderança para o sucesso?

Tenho responsabilidade por mais de 700 pessoas, destes cerca de 200 recursos humanos directos “sentados” em diferentes locais, como Lisboa, Madrid, Saragoza, Londres, Nova Iorque, Singapura, Pune e Vílnius. Tenho muito orgulho deste talentoso grupo de pessoas, apaixonado pelo que faz e com forte espírito de equipa!

Sou uma líder de negócio muito exigente, perfeccionista, e muito próxima das pessoas. Dedico grande parte do meu dia ao “Colleagues Agenda”, sendo o Coaching uma área de grande dedicação e de motivação. A minha Comissão Executiva é super diversificada, oito diferentes nacionalidades e distintas experiências profissionais. Acredito que esta riqueza de diferentes opiniões e backgrounds faça toda a diferença no sucesso de uma equipa.

Tenho como objectivo contagiar a equipa que lidero através da paixão, do espírito de equipa, vontade de superação e melhoria que acredito serem críticos para o sucesso. Adicionando sempre o talento individual de cada um que pode fazer toda a diferença. A tenacidade e a força de vontade com que trabalho vão de encontro à dinâmica do negócio que lidero. E procuro isso na minha equipa! É muito frequente reconhecer, motivar e celebrar com a equipa! Para mim é fundamental celebrar os sucessos mas também olhar para as perdas como desafios e não como derrotas.

Acabámos de lançar internamente a campanha motivacional denominada de bEVOLUTION. Em que a mensagem principal é: Acomodar-nos e celebrar o sucesso não nos leva mais longe. É crítico evoluirmos. Temos de pensar diferente. O mundo muda. O negócio muda. As pessoas mudam. Apenas temos uma opção EVOLUTION. Focarmo-nos em ser Extraordinários e arriscar, e pensar no presente como o futuro. “bEVOLUTION: a Journey of Discovery” é o nosso mote para 2015!!!

5. Aspectos fundamentais do ADN de uma líder?

Ser Exigente, Transparente, Criativa, Atenta, Flexível, Audaz, Acessível, Inovadora e Inspiradora!!!

Acredito que “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.”, tal como dizia Abraham Lincoln!

6. É palestrante e moderadora de inúmeros debates e fóruns dedicados ao Empreendedorismo Feminino. Como encara a evolução europeia e Global, do lugar da Mulher em posições de topo?

Conheço, e com orgulho posso dizer que sou amiga de muitas Mulheres de Sucesso, que ocupam lugares de topo em algumas das maiores empresas mundiais. Na empresa que trabalho a CEO é uma Mulher. Os meus reports diretos praticamente são 50 % do Sexo feminino. Isso não é o standard mundial, ainda, mas presencio uma importante evolução nesse tópico. Globalmente existem ainda alguns “gaps” que terão de ser ultrapassados.

Existem estudos cientificos que provam que a diversidade em um “Board” de uma compania origina uma perfomance de 16% superior e 53% incremento em “Return on Equity”.

E acredito vivamente que a sinergia entre o homem e a mulher é fundamental para o sucesso de uma empresa, pela racionalidade de um homem e a intuição ou emoção que as mulheres transmitem.

Existem estudos que provam que as equipas com diversidade, desenvolvem melhores soluções e originam um ambiente mais aberto e cooperativo. Por isso, defendo que a diversidade e inclusão, sem referir apenas género, mas também raça, idade, orientação sexual, cultura, religião –  é extremamente importante nas empresas.

7. O que a tira do sério?

Má educação, Mentira, Pessimismo, falta de iniciativa e pouca paixão pela Vida!!!!!!!!!!!!

8. Que tipo de desafios encara o seu sector?

O cargo que ocupo actualmente é de Directora Geral de Barclaycard no Sul da Europa. O Barclaycard foi o primeiro cartão de crédito na Europa há 60 anos, é o líder mundial em meios de pagamento e o principal emissor de cartões de crédito na Europa. Com operações na Europa no Reino Unido, Alemanha, Portugal, Espanha e países nórdicos.

Comemorámos em 2014: 10 anos de presença em Portugal e 15 anos de presença em Espanha!

O sector dos meios de pagamento é muito dinâmico, competitivo e que necessita de muita atenção e foco. Temos de estar um passo à frente dos nossos concorrentes e garantir a melhor experiência aos nossos Clientes, tendo em conta a transparência da informação mas também um foco nos seus gostos, nas suas experiências de consumo e no seu estilo de vida. Ter o Cliente como um promotor do cartão Barclaycard é fundamental!

O digital e a inovação são críticos para o nosso sector. Em Inglaterra somos pioneiros e introduzimos diversas tecnologias como o contactless, payband, paytag, mobile, etc.

Outro desafio que temos é o de garantir que a nossa marca é conhecida pelas razões correctas reconhecida e considerada como líder e tal como somos noutros países, construindo um link emocional com os nossos Clientes. Sermos Top of Mind!

No ano passado em Espanha, surgiu uma oportunidade única para patrocinarmos um espaço de espectáculos, desporto e concertos de música em Madrid, e com isso aumentarmos a nossa notoriedade de marca e benefícios aos nossos Clientes. Acreditámos nessa oportunidade de ouro e hoje estamos lá – Barclaycard Center. Sem dúvida um dos grandes projectos para o Barclaycard, para os nossos Clientes e para a cidade de Madrid!!

9. Que novos caminhos devem agarrar as “empreendedoras” do momento?

Eu sou adepta do Digital e da Inovação. Associado à satisfação e à promoção da melhor experiência proporcionada ao Cliente. Sair do lugar comum! Buscar o Extraordinário!

Evoluir – pois nem sempre o que nos fez chegar até aqui, pode garantir o sucesso para o futuro.

A nossa história está repleta de pessoas verdadeiramente audazes, apaixonadas, talentosas, inspiradoras, e que acreditaram que “pensar diferente” as podia levar ate à meta pretendida. As novas empreendoras devem pensar que são capazes, inspirarem-se, inovarem e acreditarem apaixonadamente que os sonhos são possíveis. Tal como dizia Coco Chanel: “Keep Your Heels, Head and standards high.”

10. Mensagem para as líderes do futuro.

Pensem alto, Pensem diferente, busquem o vosso Sonho e não desistam na primeira dificuldade. Os desafios existem para serem superados. Lutem com paixão por aquilo que querem e por aquilo que sonham. Tenham humildade. Sejam honestos e íntegros. Mostrem o vosso talento e trabalhem em equipa. Formem pessoas e deixem um legado. Sejam Inspiradoras e tenham o coração no lugar certo.

Construam a vossa “marca”. Esse é o segredo do sucesso.