Beleza não tem idade

Ontem vivi uma manhã especial. Fui convidada para fotografar para o projeto maravilhoso “Beleza não tem idade”, uma iniciativa social da Santa Casa da Misericórdia.

E vivi algo de único e com o qual me identifico completamente, o podermos estar perto de almas genuínas, e desconstruirmos conceitos e estereótipos.

Estive, então, a fotografar com a Dona Alice, uma mulher linda, já com estatuto e sabedoria de vida, com os seus olhos azuis cintilantes. E cheios de energia e brilho.

E, neste cenário teatral, que esta equipa fabulosa criou e às quais dou os parabéns (Pedro Ramos e Ramos, Raquel Peres, Pedro Crispim e sua equipa de styling, Carlos Ramos, Luna, Cecília e Santa Casa da Misericórdia), conseguimos recriar magia e tirar umas fotografias especiais, envolventes e que tanto podem marcar.

Como gosto tanto destas causas e de me associar de corpo e alma, mal vesti o vestido maravilhoso dos Storytailors, agarrei-me ao espírito pretendido e desfrutei do momento.

Agarrei-me à Dona Alice como se fosse a minha própria avó. E foi tão bom poder viver isto.
E estou tão curiosa com o resultado.

Tenho a certeza de que este projeto vos vai emocionar, envolver e contagiar. Até porque não faltam necessidades a serem cumpridas. E este é um dos caminhos.

A Beleza não tem mesmo idade, ficou provado. Basta termos o sentido certo dentro dos nossos corações. A beleza será sempre algo à flor da pele e conta tanto mais, quanto maior o nosso brilho interior.

Sem dúvida. E a Dona Alice é um lindo exemplo disso. Em Outubro vão poder ver o resultado deste lindo trabalho.

Sobre o projeto…

Com o objetivo de promover a participação ativa de utentes da SCML num projeto de valorização pessoal, social, cultural, desconstruir representações sociais, estereótipos associados ao envelhecimento e promover a imagem social e de auto estima das diferentes idades a que esta instituição dá apoio, a Santa Casa decidiu criar o projeto fotográfico “Beleza não tem idade”. Neste sentido, o projeto conta com a a participação de 100 idosos, 50 jovens (utentes da SCML) e 50 personalidades de diferentes áreas, que contribuiram com a sua imagem para a concretização deste projeto.

As fotografias foram realizadas em espaços de elevado reconhecimento social e cultural, na fascinante e cénica cidade de Lisboa e serão compiladas numa publicação acompanhadas de pequenos textos com testemunhos de utentes e técnicos da referida instituição.

O trabalho estará em exposição com as medidas aproximadas de 1x2m em vários locais públicos de Lisboa e Porto

Objetivos

Promover a participação ativa de utentes da SCML num projeto de valorização pessoal, social e cultural
Desconstruir representações sociais e estereótipos associados ao envelhecimento
Promover imagem social e de auto estima das diferentes idades
Promover a intergeracionalidade
Contribuir para a divulgação externa do trabalho promovido pela SCML junto dos públicos da mesma