Etiqueta de casamento – dicas e conselhos para convidados

Chegamos à altura do ano em que o calor traz o boom da época de casamentos. Assim, pareceu-me fazer todo o sentido partilhar convosco algumas dicas da minha experiência. Já passou quase 1 ano desde que casei, e uma vez que estou prestes a ir a vários casamentos, pensei partilhar algumas dicas… algumas podem parecer óbvias e outras nem tanto, mas todas elas para garantir que ajudam a tornar a vida dos noivos mais fácil e feliz!

1. RSVP – Répondez S’il Vous Plaît

É tão fácil mandar uma mensagem aos noivos com a vossa resposta que não há como não os ajudar a manter a lista de convidados atualizada. Por isso, garantam que a vossa chega a tempo! E hoje em dia os noivos já têm à sua disposição ferramentas bastante úteis na gestão da lista e na resposta a cada um dos convidados. Como a da ZankYou Weddings, conhecem? Esta ferramenta pode ser uma ajuda preciosa! Reúne os dados dos convidados, envia mensagens diretas, ajuda a organizar as mesas, a receber a confirmação das presenças e não faz perder tempo a criar a lista de casamento. Para isso basta exportarmos diretamente os nossos contatos usando o Gmail, MSN Facebook. Para além disso, os noivos ficam com o histórico completo dos emails enviados a cada convidado, tudo exportável e importável desde Excel. Não é ótimo?

ANA272 ZANKYOU 5
2. Lista de presentes de casamento

Quando comprarem um presente, convém conferirem se levam algo da lista dos noivos, no caso destes terem facultado uma. Assim, tanto os noivos vão ficar felizes por saberem que receberam exatamente o que queriam, como vocês não evitar andar em stress com a preocupação de comprar o presente perfeito. E aqui, uma vez mais, vou ter de referir a ZankYou Weddings que permite fazer a nossa lista de casamento online: receber o valor dos presentes na nossa conta bancária e ainda ter a total liberdade para criar os presentes que quisermos para a nossa lista de casamento. E qualquer presente é possível: cotas de lua de mel, doações para ONGs etc. Outra dica: se comprarem um grande presente, considerem enviá-lo para a casa dos noivos para que eles não tenham de se preocupar em como vai caber no carro depois da cerimónia.

ANA272 ZANK YOU 2
3. Outros convidados

A menos que tenham especificado na vossa resposta ao convite que vão levar mais uma pessoa, perguntem primeiro aos noivos antes de aparecerem com uma pessoa que não foi convidada.

ANA272 ZANKYOU 6

4. O branco

Tradicionalmente só a noiva usa branco, mas se tiverem um vestido branco giro que gostavam de usar, garantam que a noiva não se importa.

ANA272 ZANK YOU 4
5. Atrasos

Esta parece óbvia, mas é com frequência que os convidados tendem a assumir que toda a gente vai chegar depois da hora marcada, pelo que à hora em que todos chegam, a cerimónia poderá já estar atrasada em cerca de uma hora. Os noivos ainda têm de tirar fotos com família e com o grupo de amigos, por isso tenham atenção às horas.

ANA272 ZANK YOU 1

6. Deixar a noiva brilhar

É natural que queiram estar no vosso melhor no evento, mas evitem extremos que vos possam colocar no centro das atenções. Quer seja um decote excessivo, um vestido curto demais ou um pop de néon. Há várias opções para que possamos estar elegantes  e lindas deixando a noiva brilhar no seu dia especial.

Todas estas são dicas gerais de etiqueta de casamento feitas para vos ajudar. Mas tenham em atenção que todos são diferentes, e nenhum casamento é igual. E divirtam-se muito nesta época nupcial!

ANA272 ZANK YOU 3