Mulheres inspiradoras | Oprah Winfrey

A mulher inspiradora de hoje é Oprah Winfrey. Oprah conseguiu quebrar todos os preconceitos e encontrar o seu espaço no coração dos Americanos e não só.

Um exemplo de profissional que soube usar o poder dos media para dar voz a projetos de mérito. Tudo isto, com a força e coragem de quem começou por não ter uma infância fácil. Tinha 9 anos de idade quando foi molestada por um primo. Oito anos depois, já com 17 anos começou a sua carreira como locutora de rádio e aos 19 tornar-se-ia a primeira mulher jornalista afro-americana em televisão.

Para além de apresentadora de tv, também a representação correr nas veias de Oprah, que em 1985, foi nomeada para um Óscar para Melhor Atriz Secundária pelo seu papel de Sofia, no filme A Cor Púrpura.

Mas foi como apresentadora que Oprah entrou nas casas de muitas famílias americanas. Como apresentadora e produtora do programa top de audiências e vencedor de vários prémios, The Oprah Winfrey Show, entreteve e iluminou a vida de milhões de espetadores durante 25 anos.

Há quinze anos atrás, em 2000, lançou a revista O, The Oprah Magazine, uma revista mensal para o público feminino que se tornou líder das publicações de lifestyle feminino, sendo também proprietária de uma produtora de filmes, a Harpo Films.

E, no que toca a celebridades e filantropia, poucos dão mais do que Oprah que doa milhões de dólares do seu próprio dinheiro à caridade.

“I don’t think you ever stop giving. I really don’t. I think it’s an on-going process. And it’s not just about being able to write a check. It’s being able to touch somebody’s life.”

Oprah Winfrey

E uma quantia significante deste dinheiro é doada a 3 instituições principais que vale a pena conhecer: a Angel Network, de que várias vezes falou no seu talk show; a sua própria fundação – The Oprah Winfrey Foundation e o fundo a Oprah Winfrey Operating Foundation, que apoia a sua Academia de Liderança na África do Sul.

A Angel Network é uma instituição de caridade focada em envolver pessoas cujas doações vão diretamente para financiar um projeto. Oprah paga todas as despesas gerais e os custos operacionais. Esta instituição dá acesso a serviços de educação a pessoas que, de outra forma, não teriam acesso, desenvolve líderes que mais tarde irão liderar a sua comunidade, protege os direitos humanos básicos e cria comunidades de apoio.

De facto, Oprah desde sempre acreditou que a educação é a porta para a liberdade, oferecendo assim a oportunidade de um futuro mais risonho.

Através da The Oprah Winfrey Foundation, concedeu centenas de doações a organizações de apoio à educação. Gerida exclusivamente por Oprah, a Fundação fornece subsídios para organizações sem fins lucrativos com o dinheiro pessoal de Oprah que financia subsídios e ajuda projetos de interesse especial, que envolvam educação, aprendizagem e desenvolvimento de liderança. A organização não aceita doações ou pedidos de doações. Em vez disso, Oprah Winfrey escolhe instituições de caridade e faz doações especiais através de sua fundação privada, dando milhões de dólares em doações para organizações sem fins lucrativos.

E, quando, em 2000, visitou Nelson Mandela, Oprah prometeu construir uma escola na África do Sul. O compromisso alargou-se e Oprah criou a sua Academia de Liderança para Raparigas na África do Sul, para a qual contribuiu com mais de 40 milhões de dólares, dando os meios necessários a estas raparigas que são grandes esperanças apesar das suas origens pobres e circunstâncias sociais. A Oprah Winfrey Operating Foundation foi criada para doar dinheiro para projetos especiais ou para fazer restauros e melhorias na Academia.

Bravo Oprah!