5 dicas para preservar o bem mais precioso do planeta

Foi há 23 anos que a ONU declarou o dia 22 de março como Dia Mundial da Água. E em pleno século XXI continuam a existir milhares de pessoas que não têm acesso a água potável. Todos os anos, 2 milhões de pessoas morrem devido à ingestão de água insalubre, falta de saneamento básico ou falta de higiene.

Existem já vários locais no nosso planeta que sofrem com a falta de água, o que se torna contraditório ao facto de continuar a haver imensa quantidade de água desperdiçada e outra imensa quantidade de água poluída. Se assim continuar, as nossas necessidades básicas poderão ficar comprometidas. Torna-se urgente poupar e cuidar deste recurso tão precioso e refletir e repensar atitudes:

1. Cinco minutos é o tempo necessário para tomar banho. Num duche de 15 minutos, consumimos 135 litros de água. Se fecharmos o chuveiro quando nos estamos a ensaboar, e reduzirmos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

2. Ao fechar a torneira enquanto escovamos os dentes e, no final, bocejar com um copo de água, podemos economizar cerca de 11, 5 litros.

3. Ao lavar a louça, o primeiro gesto é deitar fora os restos de comida antes de passar os pratos por água e fechar a torneira enquanto ensaboam a loiça. Procurem só utilizar a máquina de lavar quando estiver cheia. Ao lavarem a louça com a torneira meio aberta por 15 minutos, estão a utilizar cerca de 117 litros de água.

4. Adotem o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio de casa.

5. Usem um regador para regar as plantas ou um balde e um pano para lavar o carro ao invés da mangueira.

Estas são apenas algumas das atitudes a considerar. Têm mais sugestões? 🙂 Juntos vamos ajudar a preservar este bem precioso e ajudar a mudar a realidade da água no nosso planeta.