2 festivais que quero conhecer

Adoro música e festivais em particular. E sendo uma das minhas grandes paixões, hoje quero partilhar convosco dois que gostava muito de conhecer 🙂 Um deles será fácil de adivinhar, não estivéssemos nós em pleno decorrer do evento.

Se estão a pensar no Coachella, sim é esse mesmo.

ANA272 Coachella

A primeira edição do Festival aconteceu em 1999 e desde então que se tem vindo a realizar todos os anos no Empire Polo Club, em Indio, Califórnia. Ao longo destes tempos afirmou-se como grande festival, atraindo festivaleiros e bandas de todo o mundo. Na lista de bandas que já tocaram no Coachella constam AC/DC, Beastie Boys, Jay-Z, Nine Inch Nails e Tupac.

E para além de ser conhecido por trazer os grandes nomes da música a palco e o melhor lugar para as bandas que já acabaram se unirem num último concerto, este é um Festival que me atrai pela onda cool. Por ser um lugar rodeado de palmeiras, calor, atracções que proporcionam muita diversão – para os sortudos que conseguirem ir não devem perder a roda gigante, especialmente para assistir lá de cima ao pôr-do-sol e ver todo o Vale do Coachella – para além de se ter tornado num hot spot de celebridades que aproveitam para marcar presença com looks bem descontraídos, numa onda boho-chic que adoro especialmente.

Este ano o Coachella será marcado por dois grandes momentos no mundo da música: o regresso dos LCD Soundsystem e dos maravilhosos Guns N’ Roses, num festival que se divide por dois fins de semana: neste que passou (de 15 a 17 de abril) e de 22 a 24 de abril.

Tudo isto é o que sabemos sobre o Coachella. Mas há factos e curiosidades, como os que vos vou contar a seguir, talvez desconheçam e que fazem querer conhecê-lo com ainda mais força:

1. Em 1999, no seu primeiro ano, o Coachella teve um prejuízo de €700.000 apesar do alinhamento em que constavam nomes como Beck, Morrisey e Rage Against the Machine. Mas em 2012, com a sua ascensão surpreendente em popularidade, o festival arrecadou mais de €42 milhões, sendo hoje o festival de música mais lucrativo dos EUA;

2. Paul Tollett é o promotor veterano por trás do Coachella, tendo estado presente nos primeiros dias do festival, em que era extremamente difícil pagar aos artistas e funcionários;

3. Em 2004, o Coachella esgotou pela primeira vez, com Radiohead como atração principal. Agora os bilhetes para o festival esgotam em horas;

4. Em 2007, a atriz Scarlett Johanssom cantou com The Jesus e Mary Chain, 1 ano antes de lançar o seu álbum a solo;

5. Em 2011, Joe McMarcus deu ao público a grande notícia de que Osama Bin Laden tinha acabado de ser morto;

6. Para quem não sabe este é um Festival que acontece no meio do deserto e por isso é super quente. Mas logo que o sol se põe, o Coachella passa de sauna a gelo. Não há meio termo.

O outro Festival que quero muito conhecer é o Burning Man.

ANA272 Burning Man

Este menos conhecido mas nem por isso menos interessante. Trata-se de um festival anual que acontece no deserto de Black Rock, no Estado do Nevada. É aí que todos os anos é construída a Black Rock City, uma cidade onde se realiza este evento em que tudo é permitido – pessoas nuas com os corpos pintados, carros decorados, barracas enfeitadas, instalações gigantescas, tudo isto faz parte do Burning Man, um festival conhecido por encorajar o público a expressar a sua criatividade e liberdade de expressão.

As performances não acontecem só nos palcos, mas em qualquer lugar, pois todos são considerados performers. Outra atividade muito popular no Burning Man é o banho nas piscinas naturais de água quente, as chamadas Hot Springs, o único tipo de banho que se pode tomar no deserto.

O primeiro Burning Man aconteceu em 1986, quando Larry Harvey e o seu amigo Jerry James construíram um homem de madeira para queimá-lo. O Burning Man foi-se repetindo todos os anos seguintes e com um número cada vez maior de participantes. Até que em 1990 a polícia do parque impediu a queima da estátua. Tiveram, então que procurar um novo local, e em 1991 resolveram queimar o homem no deserto (Black Rock Desert), o que acabou por ser um sucesso, com 250 participantes a assistir à queima do boneco com 13 metros altura. Hoje o evento recebe uma média de 15.000 pessoas. O boneco também cresceu e hoje ele tem mais de 15 metros.

Este ano o festival acontece de 28 de agosto a 5 de setembro. O homem é queimado no sábado anterior ao feriado.

Tão curiosos como eu por conhecer estes dois festivais? 🙂