9 razões surpreendentes para sorrir

E no Dia Mundial do Sorriso, sorrir faz ainda mais sentido. Sabiam que este dia foi criado há 53 anos por Harvey Ball, o criador da imagem do smiley? Hoje sorriam a toda a gente, ao espelho, aos familiares, aos desconhecidos, ao amigos, partilhem sorrisos nas redes sociais e façam alguém sorrir 🙂 Vêem? Eu já comecei… Custa tão pouco e traz tantas coisas boas! E se hoje falamos de sorrisos, porque não descobrirem um site dedicado a isso mesmo? Sei que sou suspeita, mas espreitem e descubram aqui do que falo 🙂 Vamos aos benefícios de sorrir?

1. Sorrir é contagiante

Devido à atividade cerebral que ocorre quando vemos alguém sorrir, os sorrisos podem contagiar facilmente. Sabiam que só por vermos uma pessoa a sorrir ativamos a área do cérebro que controla o movimento facial e sorrimos? Mesmo em situações menos positivas, se sorrirmos, os outros tendem a imitar a expressão.

2. Sorrir diminui o stress e a ansiedade

Não é fácil manter o sorriso em situações de stress, mas dizem que se conseguirmos só traz benefícios. Numa situação stressante, as pessoas que sorriem têm batimentos cardíacos mais baixos do que as que adotam uma expressão facial neutra. Assim da próxima vez que se sentirem mais stressados, tentem sorrir para acalmar.

3. Ao sorrir libertamos endorfina e serotonina

Sorrir pode ajudar a gerir o stress e a ansiedade também pela liberação de endorfinas, substâncias químicas que também são libertadas durante um treino ou numa corrida, que funcionam como indutores de prazer.

4. Ficamos mais atraentes

Os sorrisos são um acessório muito atraente por várias razões. Um sorriso transmite a ideia de que somos agradáveis, simpáticos, alguém com quem é fácil criar empatia. Na verdade, um estudo do European Journal of Social Psychology provou que sorrir torna-nos mais atraentes aos olhos daqueles para quem sorrimos.

5. Sorrir fortalece o sistema imunológico

Sorrir torna o nosso sistema imunitário mais forte, fazendo o nosso corpo produzir glóbulos brancos para ajudar a combater doenças. Um estudo descobriu que em crianças hospitalizadas que foram visitadas por contadores de histórias/fantoches e que sorriram, na contagem de glóbulos brancos registaram um número superior ao das crianças que não receberam a visita.

6. Torna-nos pessoas mais acessíveis

As pessoas que estão mais dispostas a relacionar-se socialmente com outras pessoas são as que sorriem mais. Um sorriso é uma expressão facial convidativa que diz aos outros que estamos dispostos a conversar e a interagir com eles.

7. Sorrir vai fazer-nos sentir mais confortáveis

A nossa tendência natural é escolhermos aquilo que nos é familiar, mas sorrir diminui essa necessidade. Um estudo descobriu que sorrir pode fazer-nos mais confortáveis em situações que de outra forma nos fariam sentir estranhos.

8. Vamos parecer mais confiantes

Se quisermos melhorar a nossa credibilidade, comecemos por sorrir mais. O que poderia ser mais fácil do que isto? Ser confiante pode não ser fácil para muitos, mas sorrir pode ajudar. Os participantes  no estudo de uma universidade de Pittsburgh avaliaram pessoas que sorriam como sendo mais confiantes do que as pessoas com expressões faciais sem sorrisos.

9. Vamos ser melhores líderes

Se estiverem numa posição de poder, ou quiserem assumi-la, sorrir pode ser a chave para o vosso sucesso. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Montpellier descobriu que sorrir é uma técnica de liderança mais eficaz do que ter grandes responsabilidades de gestão.

Sorrir é mesmo a maneira mais fácil de nos sentirmos melhores e sermos vistos como mais confiante e como verdadeiros líderes. Por isso, sempre que estiverem numa situação stressante ou se sentirem menos positivos, esbocem um sorriso e tirem proveito dos muitos benefícios que ele tem para oferecer 🙂 🙂 🙂