Alimentação Saudável | Dias  quentes

Alimentação Saudável | Dias quentes

Calor, calor, calor. Estes três meses de calor intenso são aguardados o ano inteiro. Os dias quentes, apesar de nos alegrarem após tantos meses de frio, influenciam muito o nosso dia-a-dia. E o nosso corpo acaba por sentir muito esta diferença. Devemos sempre ouvir o nosso corpo e cuidarmos dele. Se a alimentação deve ser cuidada durante o ano todo, agora ainda mais. E, não apenas por uma questão estética, mas sempre pela nossa saúde e bem-estar!
As temperaturas elevadas podem levar a que nos sintamos de forma diferente. O organismo sofre alterações que podem influenciar o metabolismo. Para muitas pessoas esta é a época do ano em que menos apetite têm enquanto para outras acontece o contrário. Por vezes, surge a sonolência e a falta de energia… A verdade é que no verão que o corpo liberta mais água e sais minerais essenciais ao corpo. Por isso, a hidratação e a alimentação equilibrada é essencial para o nosso bem-estar.

#1 Líquidos
Os líquidos são os melhores amigos do verão. Ajudam o corpo a manter-se hidratado e faz tão bem à pele. Eu uso e abuso da água! As limonadas e sumos naturais são também uma opção que adoro.
Evitar: Bebidas Alcoólicas e Refrigerantes – desidratam ainda mais o corpo.

42d36e398d3687e06ff95127ab28380f

#2 Fruta – Fruut
Para além de ser uma opção saborosa, é também muito refrescante. A fruta é uma fonte de vitaminas e minerais e que fazem falta ao corpo. Eu opto por ter sempre na mala Fruut Maçã Fuji que é super prático de se transportar e que não é nada mais, nada menos, que 100% fruta. Evitar: Alimentos açucarados – desidratam o corpo e aumentam o apetite.

 

ana272-1-670x893

#3 Saladas
Não passo sem saladas no verão! Há tanta variedade, basta sermos criativos! Este tipo de refeição mais leve é a ideal para os dias quentes pois facilitam a digestão. A alface, por exemplo, contém fibras, ferro, fósforo e vitaminas. É composta por 95% de água o que ajuda a hidratar. Evitar: Alimentos Gordurosos. Dificultam a digestão.

tumblr_o98dfuPI1s1vxdlolo1_500

#4 Carnes Magras e Peixe
As carnes magras têm baixos índices de  gordura e por isso são de fácil digestão.  O peixe é também uma opção leve e com muitos nutrientes. Assim evita-se a sensação de mal-estar que surge quando as temperaturas sobem. Evitar: Carnes vermelhas. Dificultam a digestão, e podem entrar em putrefação ainda no organismo. 

cumin-grilled-chicken-breasts-recipe
Bom verão! 🙂