Ó meu querido São João

Ó meu querido São João

Como gosto do São João. O Porto, a cidade que eu amo, enche-se de alegria. Há festa, há enfeites pelas ruas, há sorrisos nos lábios, sardinhas, manjericos… Mas não podem mesmo faltar os  balões de papel, os alhos-porro – usados para baterem na cabeça –  e claro, os martelos de plástico. As pessoas saem à rua, para comer, dançar, e claro, andarem de martelo na mão!
ARC_Martelo

Apesar de ser uma noite de muita farra hoje é feriado católico. Celebra-se o nascimento de São João Baptista, que ainda que não seja o padroeiro da cidade invicta, é adorado por todos.
Esta comemoração já é muito antiga. As celebrações, no século XIV passavam pela comemoração do solstício de verão, tendo sido depois cristianizada pela igreja católica. Nessa altura, era tradição fazerem-se as famosas fogueiras com ervas aromáticas, que são ainda hoje símbolo destes festejos. Outra tradição era também comprar alho-porro, para pendurar em casa e trazer sorte. Essa tradição também, ainda hoje, se mantém porém é usado para bater na cabeça dos outros, como forma de dar sorte.

13423071_233447350381243_1985971490_n(1)
Mesmo que a grande festa, tenha sido ontem, hoje ainda há muitos programas que pode fazer. A agenda cultural do Porto está em festa e são tantos os programas interessantes e divertidos que podem assistir.
Aqui ficam alguns. Have fun! 😉

1 | Concertos na Avenida
Na Avenida dos Aliados, hoje e amanhã vão ser feitos vários concertos. Hoje a banda Xutos e Pontapés e Banda Sinfónica Portuguesa. Amanhã vai tocar a banda portuguesa GNR. A entrada é gratuita.

2| Pink Market
Um mercado de arte, antiguidades e muitas propostas vintage. No edifício transparente.

3| Boat Party
Um passeio de barco pelo rio Douro, ao final da tarde. O embarque é feito na marina do Freixo.