Começar bem o dia | My healthy way

Começar o dia da melhor maneira também passa por um bom pequeno almoço! Comer de forma saudável não quer dizer apenas fazer dieta. É muito mais do que isso. É sobretudo termos umas noção das escolhas conscientes que fazemos à mesa e na vida. É um estilo de vida que faz bem ao corpo, ao estado de espírito e principalmente à nossa saúde. Eu sou adepta do que faz bem e do que me faz feliz. Preocupo-me bastante com a minha alimentação e tento sempre fazer as escolhas mais acertadas. É uma questão de equilíbrio e de sentir que o corpo e o bem estar estão alinhados. Por vezes a correria do dia-a-dia pode levar a más refeições, mas e que tal treinarmos as nossas rotinas? A nossa alimentação faz parte delas e merecem toda a atenção. E felizmente, com toda a facilidade de acesso a informações, é tão fácil seguimos receitas saborosas e saudáveis. Deixo-vos aqui 5 ideias de pequenos-almoços super saudáveis e tão deliciosos. 😉

|Panquecas de aveia|

As panquecas  de aveia são uma óptima alternativa ao pão. O truque é  substituir a tradicional farinha de trigo por farinha de aveia (que pode ser feita em casa através dos flocos de aveia). Podem juntar frutas à massa, como banana ou mirtilos de forma a reduzirem a quantidade de farinha. O leite usado na receita da massa pode ser substituído por bebidas vegetais: soja, arroz, coco… E basta sermos criativos nas coberturas! Podem cobrir com mel (que é uma opção mais saudável que açúcar), nozes pekan e banana. Fica delicioso!

|Papas de aveia com frutas|

As papas de aveia para além de serem ricas em fibra são bastante nutritivas. Ajuda imenso a saciar a fome durante um longo período de tempo. Basta ferver os flocos com água, leite ou bebidas vegetais. E podem pôr um pauzinho de canela e uma raspa de limão durante a fervura dá um toque aromático. Para adoçarem a vossa papa podem usar mel, compota natural de fruta… E para cobrir frutas e ou frutos secos enriquece ainda mais este prato.

|Papaia com iogurte grego natural, lima e chia|

Retirar as sementes da papaia e rechea-la com iogurte grego natural é delicioso. Se acrescentarem gotas de lima e chia ainda fica melhor. Podem também colocar outros tipos de frutas dentro da papaia e uns flocos de aveia. É mesmo muito saudável.

|Tosta de centeio com abacate e ovo escalfado|

Pode parecer estranho mas este é um pequeno-almoço mesmo muito saudável e com muitos nutrientes. O pão deve ser escuro. Existem várias opções desde centeio, a malte ou até alfarroba. Barra-se com uma paste abacate temperada a gosto e por cima coloca-se o ovo escalfado. Arrisquem! 😉

 

|Queijo quark com aveia e fruta|

O queijo quark tem um sabor semelhante ao iogurte grego natural. É diferente na textura e tem (por norma) 0% de gordura. Podem bater a quantidade que desejarem com frutas e adicionar depois granola e/ou frutos secos. A chia é aqui uma excelente opção para dar mais textura e nutrir ainda mais este pequeno almoço.