Saúde Oral | Mitos e Cuidados durante a gravidez

Saúde Oral | Mitos e Cuidados durante a gravidez

_MG_8616

A saúde oral é uma grande preocupação para as pré-mamãs. E deve mesmo ser! Ir regularmente ao médico dentista é crucial para prevenir futuras situações mais complicadas. Eu, como sempre, fui fazer a minha limpeza dentária de rotina à Clínica de Implantologia Avançada, com a minha querida médica Rita Alves. E sou sempre tão bem tratada por todos os profissionais que não fiquei nervosa em nada. Aliás isso é tão importante para nós e para o bebé.
Estas consultas são super motivadoras para que não nos descuidemos e também muito informativas em relação aos cuidados que devemos ter com a nossa alimentação e com os futuros hábitos do recém-nascido. E sabiam que já existe medicação segura para nós que estamos grávidas? Sim, caso exista intervenção médica os procedimentos e medicamentos não nos fazem mal a nós nem ao  bebé. 🙂

Existem alguns mitos relacionados com a saúde oral e a gravidez:

1. A gravidez enfraquece os dentes;

2. A gravidez aumenta a incidência de cárie;

3. Bebes “roubam” o cálcio às mães;

4. Não se deve fazer tratamentos dentário durante a fase da gravidez.

Na verdade as alterações que tendem a ocorrer são:

1. Sangramento das gengivas: As alterações hormonais que acorrem provocam esta  desagradável situação. Porém deve-se agendar consultas regulares de forma a potenciar a higiene oral através de remoção de tártaro e a placa bacteriana. É mesmo importante manter os dentes cuidados para que não ocorram problemas maiores.

2. Aparecimento de caries ou evolução das existentes: Devido às alterações alimentares que ocorrem durante a gravidez as caries podem tender a aparecer. Existe uma maior ingestão de alimentos e normalmente mais açucarados. E devido aos frequentes vómitos a saliva acaba por ser mais ácida e isso aumenta o risco de caries. AO contrário do que se costuma dizer, que o bebé “rouba” cálcio à mamã. 🙂

Cuidados a ter:
1. Escovar sempre os dentes antes de dormir com uma boa pasta dentífrica e utilizar o fio dentário
2. Caso surjam vómitos deve-se usar elixir. A escovagem dos dentes não deve logo ser feita para que as gengivas não fiquem magoadas.
3. As consultas dentárias devem ser feitas de 3 em 3 meses para manter uma boa higiene oral e também melhorá-la. As bactérias relacionadas com a saúde oral são prejudiciais ao bebé.

Devemos manter todos os cuidados com o nosso corpo e saúde durante a gestação. É o que eu tenho sempre procurado fazer, com toda a dedicação e ternura. Por isso futuras mamãs, nada de receios e cuidem sempre de vocês! Também é a vossa saúde que faz com que o bebe seja ainda mais feliz! E claro, com o maior dos sorrisos!

_MG_8658
_MG_8663

 


Clínica de Implantologia Avançada

(+351) 213 626 225
ou
(+351) 925 964 242

Av. Casal Ribeiro, Nº50 – 1ºDto
1000-093 Lisboa

clinica.lisboa@hugomadeira.com