Ser Português

Ser Português

por·tu·guês
(latim tardio portucalensis, -e, de Portucale, topónimo, Portugal)

adjetivo – Relativo ou pertencente a Portugal. = LUSITANO, LUSO
substantivo masculino – Natural, habitante ou cidadão de Portugal. = LUSITANO, LUSO


Hoje acordámos todos com um orgulho diferente. Parece até que falamos a nossa língua de uma outra maneira, com mais força e outro acreditar. E, queremos que este estado nunca mais termine nem se vá embora. Desejamos que estás vitórias de ontem nunca deixem de existir. E será mesmo assim. Ontem, Portugal fez História. E criou outras histórias, para o nosso povo que já merecia este ganhar, sentir o coração aos pulos de tanta alegria e ter a esperança de que afinal, tudo é mesmo possível!
Eu nunca duvidei. Sou optimista por natureza, agarro sempre a convicção maior, de que iremos conseguir e alcançar as nossas metas! E ontem, a caminho do jogo, senti isso mesmo!
Somos enormes. Somos maiores do que as nossas fronteiras. Porque temos a resistência dos grandes, dos conquistadores. E se alguém duvidava, agora já pode mudar as suas ideias para sempre.
Parabéns a todos os atletas que ontem superaram tudo e todos! Somos campeões unidos. Somos vencedores no sofrer e na alegria. Somos portugueses! Somos campeões!

E que nunca nos esqueçamos da força deste acreditar! Tudo é mesmo possível!
Parabéns Portugal!
Hoje e sempre.

13626336_1190451997661025_4856385006460719273_nSelecção Portuguesa de Futebol – 1º lugar na UEFA Euro 2016

.A Selecção Portuguesa ficou em primeiro lugar na competição europeia. É a primeira vez que Portugal conquista este título.

tamila houb_campea_natacao

Tamila Holub – Campeã Europeia dos 1500 metros livres

. A jovem atleta com 17 anos representa o Sporting Clube de Braga. De origem ucraniana representa agora Portugal e conseguiu alcançar o segundo lugar na prova dos 800 metros. E ainda se sagrou campeã europeia júnior na prova dos 1500 metros livres, nos Campeonatos da Europa, na passada quinta-feira.

augusto

Jéssica Augusto – Conquistou medalha de bronze na Meia Maratona do Europeu de Atletismo

. Jessica Augusto é atleta especialista em provas de meio-fundo longo e corta-mato. A atleta com 34 anos nasceu em Paris, mas é de nacionalidade portuguesa. Representa o Sporting Clube de Portugal e foi campeã europeia em 2010.  Ficou agora em 3º lugar na última Meia Maratona do Europeu de Atletismo.

sara moreira

Sara Moreira – Conquistou medalha de ouro na Meia Maratona do Europeu de Atletismo

. A atleta com 30 anos é natural de Santo Tirso e representa o Sporting Clube de Portugal. É especialista na prova de 3000 metros com obstáculo e provas de fundo. Em 2013 sagrou-se campeã nos 3000 metros e agora foi a vencedora da meia maratona em Amesterdão.

rui costa_volta a frança

Rui Costa – Segundo lugar na 9.ª etapa da Volta a França

. O ciclista é natural da Póvoa do Varzim e tem 29 anos. Começou a praticar a modalidade aos 13 anos e é considerado o melhor ciclista português da actualidade. Foi condecorado em 2015 Comendador da Ordem D. Infante.

patricia mamona_triplo salto

Patrícia Mamona – Campeã da Europa do Triplo Salto

. É uma atleta portuguesa, de Lisboa. Tem 28 anos e há 6 anos foi viver para os Estados Unidos onde tirou o curso de medicina. Em 2012 foi recordista do Triplo Salto sendo agora campeã europeia da mesma modalidade.

tsanko_peso

Tsanko Arnaudov – Medalha de bronze no lançamento do peso no Europeu de Atletismo

. Tsanko Arnaudov nasceu na Bulgária mas naturalizou-se português. O lançador tem 24 anos e representa actualmente uma das figuras mais importantes do atletismo de Portugal. No ano passado, bateu o recorde nacional de peso e este ano alcançou a medalha de bronze no Europeu do Atletismo.