Verão | 3 receitas que adoro!

Verão | 3 receitas que adoro!

1- Creme de Ervilha

Adoro esta sopa. Para além de ser extremamente simples de se fazer pode-se comer quente ou fria! É uma excelente escolha para os dias quentes. Deixo-vos esta receita do Henrique Sá Pessoa que eu adoro. 😉

7314bc2e9bf08633a4857292b4f851f9

 

INGREDIENTES

400g ervilhas
1 Cebola
50g Chalotas
5 Folhas Hortelã
1Lt Caldo de Legumes
2 Colher Sopa Vinagre
2 Ovos
5 Fatias Bacon
a gosto Azeite
a gosto Flor de Sal

PREPARAÇÃO

Pique uma cebola. Refogue em azeite, 3 a 4 minutos. Junte a hortelã ao refogado e tempere com sal. Acrescente as ervilhas e cubra com o caldo de legumes quente. Deixe ferver por 5 a 6 minutos.

Corte o bacon em pedaços. Coloque na frigideira, com um pouco de azeite e a chalota cortada em lâminas finas.

Retire a hortelã do tacho e passe todo o seu conteúdo para o copo misturador. Triture bem, pois a ervilha tem casca.

Coloque o bacon e a chalota no centro do prato. Disponha o creme por cima e o ovo escalfado por cima. Decore com um fio de azeite e uma folha de hortelã.

Segredo do Chef
para escalfar o ovo, coloque um tacho com água ao lume com o vinagre, sem ferver nem ter sal. Com as varas, mexa a água no sentido dos ponteiros do relógio e coloque o ovo no centro. Deixe escalfar por 4 minutos. Retire e tempere com sal e pimenta

(in: Ingrediente Secreto)

#2 Carpaccio de Vieira

7d34ef5d95a6e307be48202b971809cf
Adoro carpaccios! Há tantas opções… Desde polvo, de novilho, até de bacalhau! Eu gosto muito de vieiras! Nestes dias de verão é uma óptima refeição leve tanto para o almoço como para o jantar. O truque para se conseguir a espessura mais fina possível? Basta fazer um rolo com película aderente  e congelar as vieiras (ou outro ingrediente) neste formato. Depois cortar enquanto ainda está semi-congelado. Esta receita junta laranja que dá um toque super fresco.

INGREDIENTES

  • Vieiras sem casca 8 médias
  • Abacates bem maduros 2 grandes
  • Limões verdes 2 grandes
  • Azeite 2 colheres de sopa
  • Cebolinho (picado) 1 pitada
  • Sal 1 pitada
  • Pimenta rosa moída 1 pitada
  • Espinafres 16 folhas
  • Gomos de laranja 8 grandes

PREPARAÇÃO

1. Se as vieiras forem frescas, limpe-as bem e envolva a sua carne em película transparente. Ponha-as no congelador durante 30 minutos. Entretanto, esprema os limões.

2. Corte a carne das vieiras em lâminas finas e coloque-as em pratos, formando uma rosácea. Reserve.

3. Pele os abacates, tire-lhes o caroço e corte-os em lâminas finas. Lave as folhas de espinafres e separe os gomos da laranja. Misture o azeite com o sumo de limão e reserve.

4. Nos pratos de servir, disponha quatro folhas de espinafres, intercalando depois as lâminas de abacate com as lâminas das vieiras. Tempere de sal e pimenta rosa. Regue com o molho de azeite e sumo de limão misturados.

5. Polvilhe o preparado com o cebolinho picado. Cubra os pratos com película aderente e leve-os ao frigorífico durante cerca de uma hora antes de servir. Pode decorar esta entrada com folhas de salada, tiras de cebola e bagas de pimenta rosa antes de a levar à mesa. Bom proveito!

Dicas

Junte mel ao vinagrete para um toque especial. Se preferir, substitua o limão por lima e a laranja por toranja. Na confeção desta receita, pode usar vieiras frescas ou congeladas. Os abacates devem ser maduros mas firmes.

#3 Salmão Marinado Grelhado com Molho de Iogurte

Peixe é sempre a minha primeira escolha. E para além de ser saboroso faz muito bem! O salmão é rico em Omega 3 o que é óptimo para o cérebro e para o organismo. Temos a sorte de vivermos num país onde o peixe é fresquíssimo!Aqui vos deixo esta receita super saudável com molho de iogurte, do Chefe Avillez.

38f886a918fb6bf5b9c12a65e9ba4005

INDREDIENTES

(4 pessoas) ● 4 lombos de salmão cortados ao meio ● 1/2 chávena de açúcar ● 1/2 chávena de sal ● 1/2 l de água Molho:● 200 ml de iogurte natural ● 2 c. sopa de maionese ● Raspa e sumo de 1 limão ● Sal q.b. ● Mel q.b. Salada verde com romã:● 300 g de alface ● 1 romã ● 20 g de azeite ● Sumo de 1 limão ● Sal q.b. ● Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO

Salmão:

Dissolva bem o açúcar e o sal na água. Deixe o salmão marinar neste líquido durante uma hora. Depois disto, marque dos dois lados numa grelha bem quente e leve ao forno a 175°C por apenas 5 minutos.

Molho:

Misture bem todos os ingredientes e reserve no frio.

Salada verde com romã:

Misture todos os ingredientes, regue com o sumo de limão e tempere com sal e pimenta.

(In: Lux)