6 hábitos indispensáveis para um atleta olímpico

6 hábitos indispensáveis para um atleta olímpico

Os Jogos Olímpicos fazem vibrar as nações. E eu faço parte desse público! Ali, estão atletas em representação dos mais diversos países. Sofremos as dores deles, celebramos as suas vitórias e choramos as suas derrotas. E fazemo-lo pelo nosso país. E isso é tão bonito! Mas a verdade é que os atletas, também são pessoas como nós. São pessoas que escolheram aquela carreira, que se apaixonaram pelo mundo desportivo e de competição. E, como todos nós, tiveram um percurso para lá chegarem. O desporto já faz parte da minha rotina diária. E como também já fui atleta de alta competição e procuro manter esse espírito bom na forma como encaro o desporto, tenho consciência das mais valias que a actividade física, traz para o nosso corpo, saúde e bem-estar, espírito e as nossas vidas vida. A disciplina, a pontualidade, a organização são também características que se adquirem com a prática desportiva. Eu adoro aplicar tudo isto na minha vida! E em tempos de observarmos estes profissionais hoje deixo-vos os hábitos comuns a todos eles, e que fazem já destas pessoas, mesmo antes de qualquer medalha, vencedoras.

Preparados para serem inspirados?

 

#1 Manter Rotinas

Desde o acordar, às refeições, aos treinos e até à hora de dormir, devem cumprir horários estabelecidos para que o corpo ganhe rotinas. O número de horas de sono é também muito importante porque o descanso físico e psicológico influencia bastante o desempenho dos atletas.

A young African American man doing stretching exercise on running track

Final do triplo salto feminino. Jogos Olímpicos Rio 2016.

#2 Ser Disciplinado

Acordar cedo, cumprir os treinos necessários, abdicar da vida social são alguns dos “esforços” que os atletas têm que fazer. A disciplina é provavelmente a característica que mais recompensa um atleta.

a_vaga_ep_01
APTOPIX Rio Olympics Artistic Gymnastics Men

#3 Estabelecer Metas
A definição de objectivos é o que permite os atletas alcançarem aquilo que realmente querem. A partir dessas metas estabelecidas, eles próprios definem estratégias para alcançá-las.

corrida-olimpiadas

RIOEC8I11G5B5_768x432


#4 Manter o Foco e optimismo

Ter uma mente forte e inabalável é quase sempre comum aos atletas de alta competição. O foco e a confiança em si próprios e nas suas capacidades é crucial para atingirem os objectivos.

luiz-alberto-de-araujo-participa-da-prova-de-lancamento-de-dardo-no-decatlo-1344537805506_615x470
ff_superhuman_f
600

#5 Alimentação Saudável
A alimentação na vida dos atletas tem um peso ainda maior. Deve cumprir horários e seguir determinadas dietas. O corpo é a ferramenta do trabalho dos desportistas e, por isso, os alimentos devem ser ingeridos com consciência e de forma a potenciá-la.

ginástica
fernando-pimenta

#6 Respeitar o Rival
O fair-play não deve ser esquecido. Por mais que as competições envolvam adversários, é fundamental aos atletas saberem respeitar-se. E este é um valor que por norma é incutido desde cedo, na vida desportiva. Um desentendimento pode levar a que o caminho percorrido, até então, seja “deitado fora”.

1-Telma-Monteiro-671x377_c
london-olympics-athletics-w