Decor |10 dicas para um verdadeiro “lar doce lar”

Há dias falei-vos das mudanças que este mês de Setembro nos traz. Falei-vos do corpo e da alimentação que merecem os melhores cuidados. Hoje falo-vos das nossas casas e desses “cuidados” que também “elas” merecem. 🙂 O nosso lar é muito importante para o nosso bem-estar, para a nossa alegria e também para o nosso equilíbrio emocional. Como é bom, depois de um dia agitado de trabalho, chegar a casa e encontrar um ambiente relaxante e que nos faça sentir bem! Bem sei que, por vezes, se deixa acumular em casa coisas desnecessárias e que causam algum ruído visual. Por isso, porque não apostar neste mês para se fazer também algumas mudanças na decoração e organização da casa? Sabem que o Feng Shui – corrente de pensamento que incita ao equilíbrio do corpo e da mente – consegue também ser aplicado à decoração da casa? Ao usarmos determinadas “regras” conseguimos harmonizar o ambiente e construir o nosso lar em sintonia com aquilo que somos.
Ficam aqui algumas dicas fáceis e que nos trazem com toda a certeza uma lufada de ar fresco e de boa-disposição. 😉

1|Misturar o estilo tradicional com o estilo moderno

As peças que têm lá em casa são antigas ? Não faz mal! Misturar peças modernas com objectos mais clássicos ou tradicionais fica muito bem e desta forma criam um ambiente diferente e divertido.

2| Mude o espelho standard da casa de banho

Porquê continuar com aquele espelho monótono, sem moldura, que normalmente existe nas casas de banho? Basta retira-lo e substitui-lo por dois espelhos com moldura. Parece que remodelaram o espaço todo.

3 | Aposte no papel de parede

É das soluções que mais mudança trazem a um espaço. Colocar num canto que tem pouca vida, ou forrar as portas por dentro… Há com bolas, com riscas, com flores, e com diferentes prints.

4 | Florir

É inegável que as plantas e flores conferem energia a qualquer espaço e principalmente se mudarem com regularidade as cores e formatos. Sejam flores frescas ou secas causam sempre um efeito renovador à casa.

5 | Less is more

O quarto é o local onde se dorme e por isso não é necessário estar cheio com mobílias e objectos de decoração. A cama pode fazer todo o ambiente. Mudar a colcha ou colocar umas almofadas em cima da cama são mudanças que vos fará sentir que têm um quarto novo.

KaraMann-Tip10

6 | Arte

Quadros, peças de arte ou esculturas dão sempre um ar moderno e divertido a uma casa. Por mais simples e minimalista que seja a decoração ao brincarmos com peças de arte conseguimos um ambiente mais atractivo.

KaraMann-Tip11
7 | Criar cantos

Criar cantos pela casa dá-nos a sensação de que a casa é maior. Imaginem: Têm uma parede onde não acontece nada. Encostam um cadeirão, um candeeiro de pé, uma mesa redonda pequena e colocam livros em cima. Criaram o vosso cantinho de leitura. 😉

8 | Pintar os caixilhos das janelas

Para além de mudarem completamente o ambiente, é uma dica que funciona principalmente para quem tem janelas grandes. Experimentem pintar os caixilhos com uma cor escura. O contraste com a luz que entra cria um efeito lindo.

KaraMann-Tip7

9 | Pontos de luz

As luzes variam entre si e por consequência criam ambientes diferentes. A luz branca cria um ambiente mais frio. A luz amarela cria ambientes mais aconchegantes. Se esquecerem o candeeiro do tecto e apostarem em candeeiros espalhados pelos cantos da casa vão ver uma mudança incrível em toda a decoração.

10 | Pintar a mobília antiga

As cadeiras da cozinha foram compradas há 10 anos? Porque não pintarem-nas? Apostem nas cores que melhor ficam com a envolvente e vão ter uma cozinha nova.

E ainda algumas dicas segundo o Feng Shui…

1# Fazer uma lista dos objectos que não são utilizados há muito tempo.
O objectivo é livrarem-se de energias paradas, que não têm qualquer actividade. Basicamente são “entulho” dentro de casa. Passem a pente fino cada divisão, apontem num papel e depois livrem-se deles!

2# Livrar-se dos objectos que realmente não gostam.
Porquê conviver com objectos que não nos agradam? É importante gostarem de tudo o que vêem dentro de casa só assim as boas energias podem fluir.

3#Organizar gavetas e armários

As gavetas e armários têm aquilo que utilizamos no dia-a-dia. Se tivermos tudo organizado a nossa vida será consequentemente mais organizada.

4# Fazer uma limpeza geral

A casa limpa significa um estado de espírito limpo e sereno. Façam uma limpeza a fundo e utilizem difusores de cheiro.