Detox your body and mind | Dicas pós-férias

Detox your body and mind | Dicas pós-férias

Hoje começa Setembro e, apesar de ainda estar calor, fica anunciada a quase chegada do outono. Para muitos chega a ser mais importante que o mês de Janeiro. É um mês de renovação, de começos, de decisões. De mudanças! E normalmente boas. O verão começa a dissipar-se, as idas à praia vão ficando para segundo plano. E já são menos os que, ainda, vão de férias. Como sabem eu faço questão de manter o meu estilo de vida saudável. Não por obrigação ou por esforço. Mas sim porque é assim que eu gosto de viver e porque faz tão bem! 🙂 Após uma temporada de férias bem sei que por vezes ocorrem excessos, e é tão bom começar este mês com bem-estar e equilíbrio. E se foi este o vosso caso sigam estas dicas para desintoxicarem o vosso organismo . 😉

#Beber muita água

É mesmo o mais importante! Água, a toda a hora, faz muito bem ao organismo e previne a retenção de líquidos que o corpo pode fazer. Dica: Adicionar frutas, ervas aromáticas e especiarias à água. Para além de fazer bem sabe ainda melhor.


# Beber sumos verdes

Beber muitos líquidos é importante para desintoxicar o corpo de alguns excessos. Os “famosos” sumos verdes são uma excelente opção para o fazer e introduzir nutrientes importantes para o organismo.
Dica: Introduzir vários ingredientes fará com que o sumo seja mais rico e pode ajudar a combater a fome. Espinafres (ricos em ferro), frutas, sementes, iogurte… Basta dar asas à imaginação. 😉

# Começar a treinar

O exercício físico é muito importante neste processo. Um corpo sedentário leva muito mais tempo a recuperar. É também muito importante  para a mente. Voltar ao trabalho depois das férias nem sempre é fácil e os treinos ajudam também a libertar a mente.
Dica: O ioga é uma opção óptima para libertar o stress. Porque não procurar locais onde existem estas aulas? 😉

# Comer muito peixe

Eu adoro peixe. E faz, de facto, muito bem. O peixe é importante para libertarmos o organismo das toxinas da carne. Sabem que a carne vermelha chega a entrar em putrefacção nos intestinos? Dica: Grelhado, cozido, no forno… São várias as formas que pode ser feito. Deve-se evitar fritos.


# Beber Chás

Beber chá é semelhante a beber água. Porém, pode ser ainda mais benéfico. Dependendo das ervas e infusões utilizadas as reacções serão diferentes no corpo. Existem chás que despertam, outros que acalmam, outros que facilitam a digestão… Basta estarmos atentos às nossas necessidades. Dica: O chá verde é muito usado nesta fase de detox porém é rico em cafeína. Não deve por isso ser tomado muito tarde para não interferir com o sono.


# Introduzir sementes na alimentação

As sementes são ricas em nutrientes que por vezes não se encontra em mais nenhum alimento. É importante introduzi-las na alimentação, sempre de forma cuidada e sob orientação médica. Dica: De manhã colocar no iogurte natural com um fio de mel. É mesmo bom!

# Sopas 

Somos um país com uma gastronomia rica em sopas. Nesta fase podemos apostar em sopas mas mais leves. Dica: Substituir a batata por curgete é o ideal para refeições à noite.


# Saladas

As saladas não têm que ser sensaboronas e aborrecidas. Aqui é uma grande oportunidade de misturar legumes, verduras, proteína, fruta, sementes… Dica: Misturar frutos tropicais ou frutos do bosque tão um twist às saladas.

Vamos lá começar o mês de Setembro cheios de energia! 🙂