Este Poder de Mulher

Este Poder de Mulher

Ser mulher nos dias de hoje não é tarefa simples. Aliás, a História tem nos revelado o caminho torneado que o género feminino tem feito para alcançar as mesmas oportunidades e direitos e para ter voz presente nas maiores discussões do país e do mundo. Sobretudo quando se deseja ser uma mulher de objectivos, ambição, carreira, com destreza e sabedoria, esforço e foco no trabalho. Ainda existem muitos preconceitos para serem derrubados, muitas ideias pré-concebidas para serem destruídas. Ser mulher nos dias de hoje deveria ser mais fácil. Certas questões que ainda se colocam não cabe dentro da minha ideia actual e urbana do que é ser mulher em 2016. A pressão social contínua, as super mulheres, o pragmatismo paternalista, que impede a ascensão justa de certas mulheres a lugares de chefia, a desigualdade dos salários e oportunidades, a criação de estereótipos mulher trabalhadora / mulher mãe. São tantas as questões que merecem ainda o nosso apoio e atenção. Mas tenho crença. Na evolução, no mundo, na sociedade. E nas mulheres que não são de hoje. São mulheres do futuro, porque nos empurram para essa realidade que merecemos. Para um universo onde somos todos indivíduos, sem género ou fragilidades. Todos perseguimos sonhos. E todos conseguimos aquilo que queremos, porque lutamos para isso. Porque nos entregamos a isso. E eu quero pertencer sempre ao grupo que ocupa espaço. Ao grupo que defende a mudança e a diferenciação. E existem mulheres tão fortes quanto a sua humildade. Tão poderosas, quanto a sua generosidade. Aqui ficam alguns exemplos, de rostos e vozes que vão fazendo a sua diferença. É tempo de celebrarmos esta construção. Mas sempre juntos. Géneros unidos, sem distinção.

|Hillary Clinton|

Hillary Clinton tem 68 anos e é actual candidata à presidência dos Estados Unidos da América. É a primeira mulher que concorre a este cargo e que chega tão longe numas eleições presidenciais. Politicamente activa desde a adolescência, Hillary para além de ter sido primeira-dama, pelo seu casamento com Bill Clinton, foi também senadora da cidade de Nova Iorque e Secretária de Estado do governo de Barack Obama.

2701a6d0-clinton-4x3

| Michelle Obama |

É a primeira-dama dos Estados Unidos da América desde 2008. Michelle Obama tem feito um papel exemplar ao envolver-se activamente em várias causas tais como o combate à obesidade infantil.  E, sendo formada em Artes Michelle é também uma defensora desta Artes no Ensino nacional. A primeira-dama aos 52 anos é agora um ícone enquanto mulher, principalmente para as jovens negras.

michelle-obama-1024

 

| Aung San Suu Kyi |

Nobel da Paz em 1991, Suu Kyi é uma política birmanesa que se opôs ao regime ditatorial. Os resultados positivos da sua candidatura às eleições de 1990 fizeram com que fosse presa pela oposição. Fiel à democracia do seu país preferiu estar presa durante 15 anos  a ter que abandonar o país. Tornou-se das prisioneira políticas mais conhecidas no mundo. É actualmente conselheira de estado da Birmânia e um exemplo para todas as mulheres, ao não baixar os braços aos seus ideais.

image

| Malala Yousafzai|

A paquistanesa, agora com 19 anos, é defensora do direito de acesso à educação de todas as jovens bem como dos direitos humanos. Graças às suas manifestações nesse sentido foi  sido atingida por um grupo de Talibãs,  enquanto caminhava para a escola, aos 15 anos. Em 2014 foi considerada Prémio Nobel da Paz, tornando-a a pessoa mais jovem a receber esta distinção. O seu discurso He Named Me Malala foi um marco no apelo à libertação de jovens feitas reféns pelo grupo terrorista Boko Haram.

a48b26bd6d2fc6d782742f7e591f1a6b

|Angelina Jolie|

É considerada das actrizes mais belas do mundo. Aos 41 anos, Angelina Jolie não se destaca apenas pela sua carreira nas artes performativas. É um símbolo na defesa dos direitos humanos e é uma voz activa nas Nações Unidas. Angelina Jolie é actualmente mãe de 6 crianças, sendo 5 delas adoptadas e com diferentes nacionalidades. Angelina Jolie tem usado a sua fama mundial, enquanto actriz, para dar o exemplo em diversas causas. Está actualmente envolvida na crise mundial dos refugiados.

citrine-necklace-18x-24-1200x1600

| Oprah Winfrey|

Aos 62 anos Oprah Winfrey é uma das figuras mais importantes da televisão norte-americana. Apresentadora de talk-shows durante muitos anos, Oprah conseguiu construir um império tornando-a um símbolo de sucesso aos olhos das mulheres negras. Para além de ser uma empresária de sucesso, esta mulher é uma força nas causas filantropas. Oprah criou uma escola na África do Sul para jovens mulheres e levanta-se activamente contra questões raciais.

oprah

|Amy Schummer|

A comediante e actriz Amy Schummer, 35 anos, é actualmente um símbolo do feminismo em Hollywood. Apesar de ser ter ganho notoriedade há poucos anos, Amy destacou-se por fazer humor com temáticas sensíveis, nomeadamente, desigualdade de género, racismo, obesidade. Tem tido um papel activo na luta contra os preconceitos que existem em relação às mulheres de Hollywood. A sua presença no Calendário Pirelli deste ano foi uma afirmação nesse sentido.

amy-schumer