Recuperar as rotinas aos poucos e poucos

Recuperar as rotinas aos poucos e poucos

Estar a viver estes dias de amor tem sido tão intenso. É tão forte, e ao mesmo tempo tão completo, poder desfrutar desta forma de amar tão incondicional e que me empurra para o futuro ainda com mais força. Sinto que cresço com o meu filho a cada segundo, tal como ele. Sinto que somos uma família e que nesse sentimento perdura o espírito da entrega, da luta, da felicidade. E do profundo amor.
Nestes dias, tenho continuado a organizar a alma e este meu coração que agora vive fora de mim. 🙂
E claro que tenho também cuidado de mim e tenho conseguido manter rotinas importantes nesta fase de recuperação pós parto.

Até porque, mamã FELIZ, bebé FELIZ. 🙂

 

Aqui ficam algumas dicas que eu também tenho procurado fazer…

 

#1

É muito importante descansarmos enquanto o bebé dorme. Seja para aproveitar para repor algumas horas de sono, ou para aproveitar para tirarmos tempo só para nós. Ler as notícias logo pela manhã, um livro, ver um filme ou  ouvir música é também uma boa opção para relaxarmos.


#2

Nesta fase em que o corpo se liberta de líquidos e volta a repor o tecido no seu lugar devemos continuar a aplicar cremes para hidratar a pele de forma a que estrias e manchas não apareçam.  Existem tantas opções de cremes e óleos, basta percebermos qual se adequa melhor à nossa pele. Tratar do cabelo é fundamental nesta fase que por norma fá-lo cair. (Vejam as minhas dicas para cabelo aqui.)

36deb091ae5bba85bb0c7784adbcfb1a


#3

Voltar aos poucos e poucos à rotina é fundamental para o estado de espírito da mamã e do bebé. Ainda que passemos mais tempo em casa, não é por isso que não nos devemos arranjar! É  importante voltarmos ao hábito de vestir roupa “de rua” logo de manhã e cuidarmos da nossa beleza. Entre sestas e biberões, fazer uma caminhada de 15 minutos faz muito bem à mente e ao corpo.

3135b2049cca9298aa870cb0d3d7f380

#4

Muitas recém-mamãs sofrem com alterações de humor nesta fase. O exercício físico é muito importante para contornar esta questão. (Brevemente vou dar-vos todas as dicas sobre exercícios adequados.)
Podem, também, fazer exercícios que estimulem a mente e a concentração. Aproveitem para repensar a vossa própria organização, carreira e apliquem os conceitos de Mindfulness e de relaxamento.

41bfdf82dd241b55a8cd683d42d72cd0


#5

Sabem que gosto de manter uma alimentação saudável e sempre o fiz, mesmo durante a gravidez. Nesta fase pós-parto é mesmo muito importante reforçar os hábitos de alimentação saudável. Tudo o que comemos influencia o bebé, devido à amamentação, e claro que  recuperar a boa forma é importante para o corpo. Fazer várias refeições ao longo do dia, ingerir legumes e ingerir muitos  líquidos (água, chás e batidos ricos em fruta) ajuda no processo. É importante ter acompanhamento nutricional nesta fase para percebermos o que podemos ou não comer.

9b9b880c673247f2eb66809ad56475ec

#6

Apesar de nesta fase quase tudo girar à volta dos nossos pequenos, bem sabemos que existem muitas coisas a serem tratadas. Organizar a semana é um passo que pode ajudar muito o nosso dia-dia. Porque não, às segundas-feiras,  reservar 15 minutos para dividir tarefas semanais? Assim definimos as nossas prioridades pessoais e as do bebé.

8b127d9fe85324beb5bfe163124a985d