Cuidados a ter com os nossos bebés no Inverno

Cuidados a ter com os nossos bebés no Inverno

Neste novo capítulo da minha vida, sinto que cada fase exige novas atenções, novas decisões e cuidados. E com a chegada do frio ficamos ainda mais protectoras dos nossos bebés. Sentem o mesmo? 🙂
Agora que estamos a entrar no último mês do ano, os dias são agora ainda mais curtos e muito mais frios! É uma estação com tantos encantos… mas que requer muitos cuidados com os mais pequenos! E se nós sentimos tão bem esta alteração climática, os nossos bebés ainda mais. As crianças, durante os primeiros meses de vida têm uma pele mais sensível e o seu sistema imunológico ainda não está totalmente fortalecido por isso a atenção deve ser redobrada para protegê-los das temperaturas baixas. É tempo de agasalhos de malha, gorros amorosos e luvas pequeninas mas não só… Estes são alguns dos cuidados que devemos ter. 🙂

14723000_1350438751665449_6882841012037746688_n1

Ah e se tiverem mais alguns partilhem!  🙂

 

  • Evitar mudanças de temperatura

As mudanças de temperatura são causadoras de resfriados e constipações. As alturas ideais para levar o bebé para o exterior são a meio da manhã e a meio da tarde porque nestes dois períodos as temperaturas não se alteram abruptamente. Em dias de chuva é importante o uso de capa no carrinho para o bebé não se molhar.

  • Evitar o uso de aquecedores em casa

A atmosfera de casa deve ser regulada de forma equilibrada. O uso de aquecedores não é recomendável por secar o ar em demasia e provocar constipações. Os bebés devem ser mantidos em ambientes com temperaturas constantes e com um nível de cerca de 50% de humidade.

  • Ter atenção às mucosas do bebé

Nesta altura é recorrente o ‘narizinh0’ dos pequenos ficarem tapados. É necessário estar de olho para não afectar o bom funcionamento do sistema respiratório. Deve-se limpar com soro fisiológico e um aspirador nasal.

  • Não exagerar nas roupas

A temperatura corporal deve rondar os 36,5º e os 37º. Roupa em demasia causa sobreaquecimento e condiciona os movimentos do bebé. Deve-se vestir a roupa por camadas de forma a ser possível despir e vestir conforme a necessidade, e não usar roupas muito quentes.  O mesmo é aplicável ao tempo em que o bebé dorme no berço e também evitar o excesso de mantinhas.

  • Evitar o choque térmico ao entrar no banho

A pele dos bebés é bastante sensível e por isso o bebé pode sentir um grande choque ao entrar no banho quente. Fazer vapor na casa de banho com a água quente ajuda a aumentar a temperatura da divisão e consequentemente do corpo do bebé antes de entrar para a banheira.

  • Hidratar a pele

A pele com o frio tende a ressecar e a gretar. Para evitar que isso aconteça devemos hidratar a pele do bebé com cremes adequados, principalmente para o rosto e lábios que estão mais expostos ao frio.