Já ouviram falar de Digital Detox?

Desde que acordamos até que nos deitamos o telemóvel está connosco. Ele é despertador, ele é ferramenta de trabalho, é meio de comunicação, é entretenimento, até serve para muitos conseguirem dormir. Estamos permanentemente ligados em todo o mundo. E a tecnologia  é mesmo isso, é o dissipar de barreiras físicas. São muitos os benefícios do avanço tecnológico e dos gadgets que usamos diariamente. Mas a verdade é que não são só coisas boas… Se um encontro com os amigos, ao fim-de-semana, era marcado por conversas intermináveis, hoje em dia os telemóveis e todas as aplicações interrompem-nas. Sabiam que em média uma pessoa olha 200 vezes por dia para o telemóvel? Ou que 1 em 4 pessoas passa mais tempo online do que a dormir? A verdade é que existe uma dependência tecnológica, que não é benéfica a partir do momento em que nos afasta do que realmente é importante nas nossas vidas!

E por isso surgiu esta ideia de Digital Detox, ou Desintoxicação Digital. Já ouviram falar? Consiste ter percepção da adição aos telemóveis e Internet e conseguir disciplinar essa utilização. Muitas pessoas pensam que esta dependência não existe, mas a verdade é que está muito presente no dia-a-dia.
E o que é preciso para se fazer uma desintoxicação digital? Deixo-vos aqui alguns passos. 😉

digital-detox-2-638

DIGITAL DETOX
– É desligar todo dos telefones, smartphones, tablets, portateis e computadores durante um periodo de tempo. Isto vai permitir-lhe estar longe dos ecrãs e ter tempo para fazer aquilo que gosta. Uma desintoxicação digital é também uma oportunidade para recarregar baterias e descansar. Idealmente dura no mínimo 24 Horas.

#1
Fazer uma lista de todos os gadgets que utilizamos 
Esta lista vai mostrar a dependência tecnológica que existe.

#2
Fazer uma lista das actividades que gostamos de fazer, mas que não estão a ser feitas
Desta forma percebe-se que a utilização de objectos tecnológicos está a consumir demasiado tempo útil.
Porque não largar as redes sociais e ir passear àquele jardim que tanto gostam?

abe1db5f9ef45f152e90124571972297_big

#3
Estabelecer um determinado período de tempo, e de vezes, para utilização de redes sociais, telemóveis e objectos tecnológicos.
Deve-se estabelecer objectivos que sejam alcançáveis.  Deve ser um processo progressivo.

#4
Não usar o telemóvel durante as refeições.
Seja uma refeição sem companhia ou com a família e amigos, é muito importante saber deixar o telemóvel de lado.
É benéfico para o bem-estar psicológico. Vamos lá dar prioridade às boas conversas. 😉

disconnecttoreconnect

#5
Não levar o telemóvel para o quarto.

A utilização do telemóvel antes de dormir afecta a produção de melatonina.
Isso vai influenciar o sono.

#6
Sair de casa sem gadgets

Fim-de-semana, família e um passeio à beira-rio. Porquê levar o telemóvel? Saber deixar para trás o mundo digital é o caminho para a disciplina na sua utilização.

no-we-dont-have-wireless
#7
Fazer umas férias Offline
Em Portugal até já existe um hotel destinado a isto mesmo, onde é regra obrigatória deixar os telemóveis num cacifo durante a estadia. O objectivo é passar férias, desconectado do mundo online e conectado ao mundo real através de amigos e actividades. 🙂

digital-detox-dcg1

Quem alinha num Digital Detox? 🙂

Fonte | Telegraph