Vamos ser empreendedores? 5 passos para alcançarmos o nosso sonho

Vamos ser empreendedores? 5 passos para alcançarmos o nosso sonho

Se há tema que me agrada falar é sobre empreendedorismo! Sempre gostei de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, de aproveitar o meu tempo da melhor maneira, de criar e desenvolver projectos meus. O Change it, por exemplo, é um projecto que desenvolvi com muito empenho e dedicação. As causas maiores motivam-me. E gosto de todo o processo circunscrito ao desenvolvimento de um projecto. Desde o sonho ao planeamento, desde o papel à prática. O empreendedorismo pode começar nas nossas vidas apenas com um pequeno pensamento ou com uma pequena ideia… Dar ouvidos aos pequenos devaneios que surgem é um começo! E vocês têm “ouvido” a vossa mente e o vosso coração? Deixo-vos aqui 5 passos para vos inspirar a seguirem aquele sonho que pode estar escondido… 😉

5622ec1b290596a82f50283dabc4de73

  1. Dar atenção ao que existe em nós

Para começarmos um projecto não é necessário esperarmos que uma GRANDE ideia surja. Grandes empresas nascem de pequenas ideias, simples. Dar atenção às nossas capacidades, aptidões, aos nossos interesses pode ser o começo de um grande projecto de vida.

  1. Pensar em grande

Os projectos podem (e muitas vezes devem) desenvolver-se, primeiramente, numa escala local. Porém, a visão deve ser sempre maior! Deve-se aperfeiçoar o projecto nos primeiros tempos, mas sempre com objectivo de expandi-lo à escala global. Pensar em grande é o caminho para atingirmos os objectivos.

 

  1. Não limitar o projecto ao plano delineado

Delinear uma estratégia e um plano de acção faz parte do processo. É importante definir um caminho mas nunca torná-lo único! Ao longo do desenvolvimento do projecto muitos aspectos se vão alterando e consequentemente o plano de acção. É necessário saber-se ser flexível.

 

  1. Procurar outras opiniões e conselhos

Quando olhamos o nosso projecto vemo-lo quase que como um bebé. Estamos apaixonados por ele e isso pode levar a que não o percepcionemos com clareza. Ouvir a opinião de alguém conhecedor da área e pedir conselhos dará um input ao desenvolvimento da nossa ideia.

 

  1. Não ter medo de falhar

Os erros fazem parte da vida e é com eles que aprendemos. É importante sim analisar as falhas de forma a melhorar o nosso desempenho ou o plano do projecto. Isso só confere mais experiência ao nosso background e mais solidez ao nosso caminho.