As minhas rotinas matinais

As minhas rotinas matinais

A manhã é sem dúvida uma das minhas partes preferidas do dia, é a altura em que marco o passo para o resto do dia e por isso também é quando sou muito produtiva.

Estabelecer uma rotina é extremamente importante para o corpo e para a mente. Somos feitos de hábitos e por isso é naturalmente necessário criarmos uma rotina para que tudo esteja alinhado de forma positiva. 😉 Para que a manhã seja perfeita, a hora de deitar do dia anterior influencia e muito…portanto a minha primeira dica é manter as horas de sono em dia, entre 7 a 8 horas, para que as energias sejam restabelecidas (as horas de sono variam de pessoa para pessoa claro! ). Claro que isto felizmente acontece quando o meu bebé também faz o mesmo!:) E quem tem bebés em casa, sabe também que a natureza é perfeita e nos vai adaptando aos novos ritmos e às exigências biológicas.

Depois destas horinhas sagradas, chegou a altura de começar o dia:

Wake-up time e colocar os e-mails em dia

rotinamatinal1

Acordo sempre bem cedo! Só assim consigo organizar o meu dia da melhor forma. Após despertar, pego no telemóvel e começo por dar uma espreitadela nos e-mails que tenho e também aproveito para ler algumas notícias do dia. E claro que o dia começa primeiro por arranjar o Caetano e dar muitos, muitos mimos. Sempre, sempre 🙂

O Primeiro copo de água é o nosso melhor amigo

e58291dfe2c48ca450f765645007b555

Logo quando acordo bebo um copo de água, com gotas de limão e gengibre. Este passo que faz parte da minha rotina matinal é muito importante! Beber esta água em jejum ajuda-nos a eliminar toxinas do nosso corpo e “acorda” o nosso sistema digestivo entre muitos outros benefícios. Por isso, hidratar, hidratar, hidratar!

A minha ida ao ginásio – Treino matinal

rotinamatinal2

Por norma vou ao ginásio logo de manhã. Sinto que ganho ainda mais energia para o resto do dia e a boa-disposição ainda se acentua mais. Durante o treino estou bastante focada, e para ganhar tempo, nas pausas verifico o telemóvel, para não perder determinadas chamadas e e-mails. Quando algum compromisso, como uma reunião me impedem de ir ao ginásio de manhã, tento fazê-lo logo que me seja possível.

Cuidar de mim e preparar o sorriso

rotinamatinal

Aqui partilho dois truques no banho. Começar com água quente e acabar com água fria o nosso banho. A água quente serve para nos relaxar os músculos, devido ao efeito que tem ao dilatar os nossos vasos sanguíneos que faz com que o sangue flua melhor e o oxigénio também. A água quente vai também abrir os poros da pele, que permite a sua regeneração. Em contrapartida ao terminar o meu banho com água fria acorda-me para o dia, e por isso termino o meu banho da melhor maneira. De forma revigorante! Além do mais a água fria torna o cabelo super brilhante, por isso é juntar o útil ao agradável. Após este meu banho, não dispenso uma boa hidratação. Depois é só arranjar-me.
Dica: Geralmente penso no que vou vestir quando me deito. Desta forma não perco tempo de manhã.

Ana 272 e Faz Sentido

rotinamatinal3

 

It’s on! Após o ginásio, é altura de me dedicar ao meu querido projecto, este espaço onde partilho tanta coisa de mim. Após tratar dos conteúdos do Ana272, começo a tratar de tudo o que se vai passar no meu programa Faz Sentido. Aproveito para almoçar algo saudável antes de começar gravações e termina a parte da minha manhã pensada ao minuto.

E à tarde ainda existe muito mais a fazer…

Mas esta é a minha rotina matinal, que se adapta aos meus horários e ao que tenho de fazer durante o dia. Claro que existem sempre imprevistos, e cada rotina segue o rumo necessário da pessoa, para que construa uma manhã positiva e cheia de energia.

E vocês? Que rotinas são indispensáveis às vossas manhãs?