7 dicas para deixar a primavera entrar em casa

Chegada a primavera gosto de dar um ar mais fresco ao lar. Tal como acontece com a roupa, nesta altura começamos a escolher peças mais leves e frescas e com a casa é o mesmo. Acho importante criar um ambiente que coadune com o tempo lá fora e para isso é preciso actualizar algumas coisas, refrescar as ideias para que a primavera se faça sentir dentro e fora de casa. Por isso hoje deixo-vos algumas dicas simples e eficazes, que não exigem muito mas que fazem tanta diferença no plano geral.

Actualizar as almofadas

Não somos só nós que gostamos de actualizar o guarda-roupa. As almofadas lá de casa também precisam de mudar de look algumas vezes. Esta é uma forma simples e extremamente prática para renovarmos a decoração. Nesta altura costumo optar por tecidos mais leves, com padrões florais ou geométricos. Desta forma não precisamos de comprar almofadas novas para a sala, basta que de forma rotativa consoante a estação mudemos as fronhas. Isto vai conferir aquele toque 😉

Um pequeno toque de cor

O que seria da primavera sem um pequeno toque de cor. Aqui a margem de manobra é enorme. Podemos brincar com os padrões dos tapetes, com pequenas peças de decoração como taças, jarras ou até mesmo pratos.  As peças de mobília também não ficam de parte. A primavera pede cores claras por isso arrisquem com uma cor mais alegre.… vai fazer toda a diferença!

Flores, flores, flores

Guardo na minha memória a casa dos meus pais sempre com flores, aquele cheiro a jardim magnífico e por isso acho que uma casa com flores é uma casa com vida. Trazer o jardim para casa, pode não parecer a ideia mais prática no entanto é possível. Já existem inúmeras lojas com flores artificiais que na altura de diferenciar das verdadeiras nos dificultam a vida. Criam um efeito magnífico e duram, duram, duram… Compõem uma sala, uma mesa de centro ou quarto.

Dar aroma à casa

E apesar das flores serem artificiais, isso não quer dizer que o cheirinho a primavera tenha de ficar lá fora. Os ambientadores, como o nome indica criam o ambiente certo. O olfato é um dos nossos principais sentidos e por isso também necessita de ser estimulado para nos levar para aquele espaço solarengo e luminoso na nossa mente. Eu adoro o cheiro a alfazema, combina perfeitamente com esta altura. Outra opção são as velas que para além de serem um elemento decorativo elegante, têm o mesmo efeito a nível de aroma.

Less is more

Simplificar, como em tudo na vida. Esta é uma boa altura para nos vermos livres daquilo que é dispensável. Das revistas esquecidas na sala, da tralha espalhada pela casa. Manter tudo muito clean e pronto para brilhar com os raios de sol.

Peças Statement

Sou amante da arte em geral e penso que uma boa peça statement faz toda a diferença. Existem imensas opções que tornam qualquer espaço mais interessante visualmente , desde quadros, fotografias ou até mesmo painéis decorativos.

Janelas floridas

Por fim, para o enquadramento certo, uns bons cortinados com padrões vão terminar estas mudanças, e fazer com que as nossas janelas sejam uma obra de arte. Mais uma vez o importante é não ter medo de arriscar e sermos criativos 😉