Ler enriquece a mente

Ler enriquece a mente

Ontem, comemorou-se o Dia Mundial do Livro. Como sabem adoro ler, e não poderia deixar de falar sobre este dia aqui no Ana 272. Desde muito nova que me foi incutido o hábito da leitura, e lembro-me bem de andar sempre com livros atrás para passar o meu tempo livre. E isso é uma das coisas que quero incutir ao Caetano. Para que ganhe o gosto pela leitura e para que consiga conhecer outras histórias, outros mundos. 
O Dia Mundial do Livro foi celebrado pela primeira vez em 1996. A UNESCO criou esta data para fomentar a leitura enquanto ferramenta de inclusão e formação cívica. Este tipo de medidas é muito importante para que não exista exclusão, e também para que todos possamos ver novos horizontes. A actriz Emma Watson, activista em vários sentidos, é também uma defensora da leitura e criou o projecto “Our Shared Self” (vejam aqui) que é um clube de leitura feminista que pretende discutir um livro por mês. Precisamos de mais projectos destes para um mundo informado, não acham? 😉
Ler enriquece a mente e alma. Ler aumenta a criatividade. Faz-nos conhecer outras realidades o que nos torna melhores pessoas. Gosto de romances, gosto de livros de outras épocas e gosto de livros que didácticos, que proporcionem novos conhecimentos e novas culturas.
Amanhã é feriado e é um óptimo dia para pormos as leituras em dia.
Vocês que tipo de livros gostam?
Deixo-vos aqui algumas sugestões. 😉

 

 

 

A Tentação de Sermos Felizes

Marone Lorenzo

O Deslumbre de Cecilia Fluss

de João Tordo

Memórias de Adriano

Marguerite Yourcenar

Gosto de Gostar

de Helena Sacadura Cabral

 

O Grande Livro do Bebé: O Primeiro Ano de Vida

Edição Especial Mário Cordeiro

Chegar Novo a Velho

Manuel Pinto Coelho

Admirável Mundo Novo

Aldous Huxley

Isabel de Aragão – Entre o Céu e o Inferno

Isabel Stilwell 

Ostra Feliz Não Faz Pérolas

Rubem Alves