Como preparar a pele para receber o sol?

Como preparar a pele para receber o sol?

Cá está o sol a espreitar outra vez. Agora, mais quente, mais intenso, mais brilhante. Os dias de verão estão mesmo a chegar! 😀 Digam lá se não têm saudades? Eu tenho e muitas! E neste verão os  dias vão ser ainda mais alegres. Não vejo hora de poder brincar na areia com o Caetano, de passar os dias na praia em família.
Mas hoje toco neste tema: a preparação da nossa pele para o verão. Levamos largos meses com a pele coberta pelas roupas de inverno e agora chega a altura de destapá-la e receber estes raios que tão bem nos fazem! A exposição solar deve ser feita com muita precaução. O sol faz-nos bem, é responsável pela produção de vitamina D no nosso corpo mas é também a causa de muitos problemas de pele quando nos expomos sem protecção. Nestes dias devemos tomar algumas precauções para não ficarmos com escaldões, para não pelarmos e também para conseguirmos aquele bronze bonito que tanto gostamos. 😉

1 | Exfoliação
A exfoliação é mesmo importante nesta altura. Só assim conseguimos retirar a “pele morta” acumulada na nossa pele e desta forma evitamos um bronze manchado.

2 | Hidratação
A hidratação, depois da exfoliação e também diariamente é bastante importante para mantermos a saúde da nossa pele. Com a exposição solar, tende  ficar mais seca e por isso precisa de uma dose de hidratação extra. Atenção que os hidratantes não protegem.

2 | Protecção
O ideal é usarmos cremes com factor de protecção principalmente no rosto e nas áreas que ficarão expostas ao sol. No dia-a-dia, mesmo na cidade, devemos usar um factor mínimo de FP15, já na praia o factor de protecção deve ser mais alto.

 

4 | Boa alimentação

Uma dieta rica em carotenos/licopenos (pigmentos responsáveis pelas cores avermelhadas ou alaranjadas de alguns alimentos) e vitamina E são indispensáveis para uma boa protecção aos raios UV e para um bronze mais bonito. Cenouras, batata doce, abóbora, brócolos, espinafres, são ricos em betacarotenos o que ajuda na produção de melanina. Amêndoas, avelãs são ricos em vitamnina E que ajudam na protecção contra os raios.

5 | Beber muita água

A ingestão de água é talvez um dos pontos mais importantes para a pele. Através da água também hidratamos a pele e conseguimos um aspecto mais saudável e radiante.

 

6 | Exposição ao sol progressiva

Nesta altura devemos ter cuidado com o tempo em que estamos expostos ao sol, uma vez que a pele ainda não está habituada. Deve por isso ser progressiva para que a pele, aos poucos e poucos se habitue a receber os raios solares.