Organizar o trabalho da melhor forma antes de ir de férias

Organizar o trabalho da melhor forma antes de ir de férias

Ir de férias pode não ser, sempre, tão pacifico quanto se pretende. Para além da organização da viagem, da organização de tudo o que é necessário levar, é também necessário deixarmos o nosso trabalho organizado para que tudo flua! E por vezes pode ser desgastante, por querermos deixar tudo alinhavado, por querermos dar feedback aos parceiros, colegas… No entanto, as pausas são sempre muito importantes. Muitos especialistas já comprovaram que o trabalho em excesso é contraproducente e que devemos saber relaxar e até conviver com os nossos colegas para que quando retomemos as nossas agendas, seja de forma mais calma.
Estas são algumas dicas que tento pôr em prática, seja com o Ana 272, com o Faz Sentido ou com o Change it. Assim, sei que poderei desfrutar de forma tranquila dos meus dias de férias em família. 🙂
E vocês, têm algumas para partilhar?

 

Anotar os projectos a decorrer, as tarefas pendentes, os telefonemas que têm que ser feitos, os emails que têm que ser enviados.

Fechar tudo o que está em aberto de forma a que nenhum projecto fique condicionado no período de férias.

 

Por vezes queremos marcar o máximo de reuniões, alargar o horário de trabalho para conseguirmos pôr tudo em prática, mas o stress pode ser um factor negativo na produção do trabalho.

Definir um alinhamento,  é muito importante para alcançarmos objectivos. Este planeamento pode ser feito em formato de lista ou um quadro de Excel.

Limpar a secretária pode ser uma ajuda para percebermos os projectos pendentes, o que já está orientado e o que ainda temos que começar a fazer. Ajuda até na clareza mental antes de irmos de férias e, sem dúvida, que vai ser uma grande ajuda no regresso ao trabalho.