Barrinhas fit | 4 receitas muito fáceis

Barrinhas fit | 4 receitas muito fáceis

Quando se volta à rotina, volta-se também a um ritmo de vida mais agitado, sempre de um lado para o outro. Muitas vezes, a alimentação é afectada por se estar mais tempo fora de casa. Daí a importância dos snacks dentro da nossa bolsa. Já partilhei aqui alguns que gosto muito (vejam aqui) e que me ajudam a manter uma alimentação mais equilibrada, mas ainda não tinha partilhado convosco receitas de barrigas que gosto. São fáceis de se fazer – existem versões que nem precisam de ir ao forno -, são baixas em calorias, e são muito práticas no dia-a-dia. Podem apostar no chocolate preto (quanto mais escuro melhor), nas sementes, nas bagas e também frutos.
Deixo-vos aqui 4 receitas que são baixas em calorias. 🙂

BARRITAS DE QUINOA

INGREDIENTES:
1 chávena de flocos de quinoa
1 chávena de amêndoas
¼ Taça flocos de coco
1 chávena de maçã seca
½ copo de mirtilos
1 chávena de damascos secos
½ copo de sumo de laranja
¼ copo de sementes de girassol e sementes de abóbora misturadas
MODO DE PREPARAÇÃO:

Espalhe a quinoa, as amêndoas e os flocos de coco num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 200º C durante cerca de 6 minutos (cuidado para não deixar queimar!). Quando arrefecer, coloque a mistura num liquidificador com o resto dos ingredientes exceto o sumo de laranja. Assim que tudo estiver bem triturado, acrescente o sumo e volte a ligar o liquidificador.

Prepare um tabuleiro médio, com cerca de 20 cm2, forre-o com uma folha de papel vegetal e espalhe a mistura de quinoa, alisando-a por cima. Decore com alguns arandos e sementes. Tape com uma folha de papel de alumínio e guarde no frigorífico durante a noite.

No dia seguinte, separe em barras e sirva com um iogurte natural.

 

BARRAS DE CEREAIS MULTIFRUTOS

Ingredientes:
Meia chávena de chá de ameixas secas;
Cinco colheres de sopa de mel;
Uma chávena e meia de chá de farelos de aveia;
Meia chávena de chá de um mix de sementes de girassol, abóbora, sésamo, coco e chia;
Meia chávena de chá de arandos secos;
Meia chávena de amêndoas.

Modo de preparação:
Triture as ameixas até obter uma pasta e junte-as ao mel. Numa taça misture todos os outros ingredientes e junte as amêndoas que entretanto foram picadas. Deite toda esta mistura de frutos secos na pasta de ameixa com mel. Misture muito bem.
Forre uma forma de bolo com papel vegetal e deite a mistura acabada de preparar. Aperte essa mistura com as costas de uma colher, até que fique lisa e uniforme. Leve ao forno a 160 graus durante 25 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer. Depois retire da forma, coloque no frigorífico durante 15 minutos e só após esse tempo é que deve cortar em barrinhas.

BARRAS DE AVEIA E MIRTILO

Ingredientes:

4 colheres de sopa de óleo de coco (ou manteiga)
3 colheres de sopa de mel/xarope de tâmara
3 colheres de sopa de manteiga
200g de aveia
150g de mirtilos
Para a Cobertura de iogurte:
1 colher de sopa de iogurte natural/creme de coco
3 colher de chá de sumo de laranja
MODO DE PREPARAÇÃO:
Pré-aqueça o forno a 170ºC. 
Derreta o óleo de coco, mel e manteiga de nozes numa panela grande com lume médio. Uma vez derretidos, misture a aveia e continue a misturar até que toda a aveia tenha sido revestida. Coloque os mirtilos.
Transfira a mistura para um tabuleiro revestido de papel vegetal, e com a parte traseira de uma colher pressione para baixo e para os lados de modo a dar a forma pretendida. Asse no forno por 20 minutos.
Deixe arrefecer antes de retirar do papel vegetal. 
Uma vez que a mistura arrefeceu completamente junte o yogurt (ou o creme de coco) e o sumo de laranja e regue sobre as barras.

Barras de Granola Vegan

Fonte: Food 52

INGREDIENTES:

2 copos de aveia laminada
1 chávena de sementes de abóbora crua (pepitas)
1/2 taça passas
2/3 chávena de amendoim ou manteiga de amêndoa
2/3 chávenas de xarope de arroz
1/8 colher de chá de sal de grosso
MODO DE PREPARAÇÃO:
Misture a aveia, as sementes de abóbora, e as passas numa tigela grande. Misture a manteiga, e o sal grosso. Junte o xarope de arroz até ficar uma mistura homogéna. Se estiver muito seco, adicione um pouco mais de xarope. Transfira para um prato raso e pressione a mistura, tendo por baixo uma folha de papel vegetal. De seguida leve ao frigorífico por 4 horas. Corte em formas da barritas está pronto 😉