Museus no verão: um programa divertido e enriquecedor

Museus no verão: um programa divertido e enriquecedor

As férias são também um momento de união, de partilha de momentos em família. E não têm que se resumir a dias de brincadeira na praia. Os museus podem ser uma opção divertida e muito enriquecedora para os mais novos. Para além de ser um plano diferente do habitual, pode ser estimulante para toda família. Basta saber bem o que visitar. Habituar os pequenos a estes programas culturais é ajudá-los a olhar o mundo com outros olhos.
Por todo o país, durante o mês de agosto, as ofertas são muito diversificadas mas todas elas prometem uma coisa: divertir enquanto se aprende. 🙂

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO, LISBOA

No pavilhão da Ciência Viva os adultos correm um só risco: Ficarem tão ou mais entusiasmados do que as crianças. 🙂 As várias exposições e experiências científicas fazem com que se aprenda de uma forma divertida.

MUSEU DAS COMUNICAÇÕES – LISBOA

No Museu das Comunicações existem programas de ação pedagógica, percursos temáticos e animações das exposições, que se tornam verdadeiras viagens guiadas pela História das Comunicações de forma lúdica e interativa.

MUSEU DA FARMÁCIA, LISBOA

Existe um atelier onde se aprende a fazer champô e uma aula de aprendiz de feiticeiro. Um verdadeiro regresso ao passado que nos mostra como tudo relacionado com o mundo da farmácia chegou aos nossos dias. Interessantíssimo! 🙂

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA, PORTO

Muitos dos equipamentos e peças da coleção encontram-se prontos a serem utilizados e manuseados – o que faz aumentar o interesse da visita. O Museu Nacional da Imprensa oferece ainda workshops e oficinas pedagógicas que foram especialmente idealizados para as mãos das crianças.

MUSEU DO CARRO ELÉTRICO, PORTO

Vamos fazer uma viagem no tempo? Além de poder admirar e experimentar exemplares dos veículos que percorreram os carris do Porto há mais de 80 anos, ficará a conhecer mais sobre alguns aspetos da história da cidade. A visita aos exemplares dos antigos elétricos é complementada por uma sala das máquinas.

NEWSMUSEUM, SINTRA

Este museu é recente e conta com grandes novidades tecnológicas. Aqui é possível perceber-se melhor a cobertura dos media em alguns acontecimentos e pode-se ainda experienciar óculos de realidade virtual e interagir com ecrãs tácteis.

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DO ALGARVE, FARO

Este museu é mesmo um centro de ciência. São várias as salas, com diferentes temas. A física, química, o estudo da cor, o despertar dos sentidos fazem deste museu um espaço dinâmico e divertido para os mais novos.