Vamos ser solidários neste verão

Vamos ser solidários neste verão

O verão não significa, necessariamente, apenas praia todos os dias. A vida continua e há tantas coisas boas que se podem fazer para contribuir para mudanças no mundo! Nestes meses, gosto de aproveitar também o tempo para pensar naquilo que nos move. Nos momentos de pausa, aproveito para pesquisar, para me inspirar a ter ideias que alimentem os meus projectos e a minha alma. E ultimamente tenho percebido que cada vez mais há interesse por parte dos jovens pelo voluntariado. O mundo é mesmo uma plataforma global, cheio de conexões entre os seres humanos. E é cada vez mais importante ajudar e fazer a diferença. Precisamos disso! As fronteiras acabam por se dissipar e todos os esforços contribuem para transformações e acabam por ter maior alcance. E são também muitas as pessoas que viajam para fora do País para se voluntariarem, ou para, simplesmente, aproveitarem o verão com um outro sentido. Mas também dentro das nossas linhas, existem tantas instituições que precisam de apoio. Deixo-vos aqui alguns locais onde a ajuda é sempre bem-vinda. 

Vamos ser Voluntários?

changeit.world


CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo

O CASA tem vários pontos espalhados pelo país, como Albufeira, Azeitão, Cascais, Coimbra, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Porto, Quarteira, Setúbal, Sintra e São Brás de Alportel. Para além de voluntários para as equipas de rua, também preciso de ajuda noutras áreas como trabalho administrativo, designers, web developers, enfermeiros, médicos.


Recados & Companhia

O Recados & Companhia é uma acção de voluntariado destinada a jovens entre os 16 e os 30 anos. Aqui é feito apoio aos idosos com, mais de 65 anos, ajudando nas pequenas tarefas do dia-a-dia – ir ao médico, passear, ir às compras ou fazer-lhes companhia. O projeto está disponível em Lisboa, Amadora, Setúbal, Coimbra, Porto, Bragança e Évora.


Jardim Zoológico

Também no Jardim Zoológico é necessária ajuda. Os voluntários podem apoiar a área zoológica, tarefas administrativas ou colaborar em eventos específicos.


Banco do Bebé

O Banco do Bebé é uma associação que tem como máxima o valor da vida. A ajuda é direccionada principalmente a recém-nascidos e às suas famílias. A associação fornece os bens essenciais necessários no início de vida até aos 6 anos de idade e apoia os pais nos cuidados aos bebés desde que nascem.


GASTAGUS

O papel da Gastagus em termos de voluntariado é tanto nacional como internacional. A nível nacional colabora com outras associações de solidariedade sem fins lucrativos. Assenta principalmente no respeito e dignidade da pessoa humana a vários níveis: educação, inserção social, doação de bens e recursos essenciais.


AMNISTIA INTERNACIONAL

A luta pelos Direitos Humanos tem sido uma constante A Amnistia Internacional é uma organização internacional onde a principal causa e missão é garantir que os Direitos Humanos não são violados.


AIESEC

A AIESEC é uma organização global de estudantes com idades até aos 30 anos que luta para melhorar a Portugal e o Mundo. São apaixonados por causas mundiais, liderança, novas culturas e desenvolvimento, e é estritamente gerida por estudantes e jovens recém diplomados. Fantástico, não é?