Receita | O leite-creme da minha avó

Receita | O leite-creme da minha avó

Sabem quando uma época festiva quase que parece ter sabor ou ter aroma? É o que sinto com a Páscoa. Esta data comemorativa relembra-me sempre a minha avó… e o seu leite-creme! Lembro-me de ficar quieta, na cozinha, a observá-la enquanto preparava com tanto amor e carinho esta sobremesa para a família. E ali ficava eu, a sentir aquele aroma, ansiosa para que a sobremesa fosse para a mesa, para ajudar a avó a queimar o açúcar. Um momento que, só de recordar, me adoça a alma.

Em véspera de Páscoa, deixo-vos esta receita que combina dois sabores tipicamente portugueses, o pão-de-ló e o leite-creme. Desta vez, numa versão mais saudável, mas com muito sabor.

 

Pão-de-ló

Ingredientes

6 ovos inteiros

3 gemas de ovo

250 g de açúcar amarelo

1 limão (raspa)

300 g de farinha de espelta

 

Procedimento:

Comece por fazer uma maceração com metade do açúcar e a raspa do limão.

Bata o ovo com as gemas e o açúcar todo até ponto relevo.

Envolver a farinha de espelta.

Colocar numa forma forrada com papel vegetal siliconizado e levar ao forno de iniciação ao vapor AEG SteamBake com Função PlusSteam, no programa Ventilado Plus e com o botão de modo de vapor ligado, a cerca de 190 graus durante 25 minutos.


Leite-creme de amêndoa e cardomomo

Ingredientes

500 ml de bebida de amêndoa

80 g de amido de milho

20 g de mel

1 semente de cardomomo

1 lima (casca)

1 citronela/erva limeira

3 claras de ovo

 

Procedimento

Leve 450 ml de bebida de amêndoa ao lume com o cardomomo, a casca de lima e a citronela, deixando infusionar e levantar fervura. À parte, dissolva o amido de milho no restante leite e junte o ovo.

Quando a bebida de amêndoa levantar fervura, retire um pouco e envolva com o preparado de amido de milho e ovo. E junte novamente tudo na panela.

Leve novamente ao lume e deixe cozer mexendo sempre.

Desenforme o pão de ló e sirva coberto com leite creme, pistachio ralado e pimenta rosa (opcional).

Nota: a utilização das claras de ovo no leite-creme surgem num reaproveitamento da preparação do pão de ló, em que se usam apenas as gemas.

Receita By Chef Fábio Bernardino

Vídeo e fotografia | André Igreja