Barack Obama

Barack Obama

É um hábito, mais do que um simples gosto. É essencial, mais do que importante. Na primeira falo de frases que inspiram, na segunda de líderes que fazem a diferença e nos descansam as ansiedades.

Vidas humanas são lideradas todos os dias: por leis, normas, juízos psicológicos. São lideradas por representantes máximos que têm o papel de orientar, de dar o corpo ao manifesto em tempos de agonia e, principalmente, de nos ver como tais – humanos que precisam que os tratem como tal, que lhes falem como tal.

Barack Obama, neste caso, é um exemplo supremo. Sem filtros, tratou do seu país não como uma fonte de receitas, mas sim como um grupo de indivíduos que, a qualquer altura, precisa de um guia compreensivo. Isso é ser líder, certo? Tocar no coração das pessoas, estar atento a elas, mais do que assinar papeis. Cultivar nelas um legado que fica, a voz da verdade e da mudança.

Nunca se esqueçam que são vocês os líderes das vossas vidas e que podem, a qualquer momento, dar-lhes o papel que quiserem.

Quanto aos restantes, só podemos ansiar por mais como ele 🙂