7 maneiras de manter o equilíbrio

7 maneiras de manter o equilíbrio

O dia-a-dia: o trabalho, as tarefas, as responsabilidades, o stress, enfim! Tanta coisa na vida que pode afetar o equilíbrio de qualquer um. Não é fácil estar sempre em perfeito balanço com o nosso corpo e mente, com paz e felicidade interior. E isso pode, de facto, ter impacto no nosso equilíbrio. Quantas vezes não sentimos tonturas ou alteração no andar?

Há, porém, alguns exercícios que podemos fazer para tentar manter os níveis. O yoga, claro, e a paz de espírito são muito importantes. Para quem não consegue fazer aulas, ficam aqui as dicas:

 – #1 Eliminar medicamentos – 

Infecções de ouvido, vertigens e medicamentos, incluindo alguns antidepressivos, anti-histamínicos e alívio da dor, podem causar problemas no sistema do ouvido interno que ajuda no equilíbrio e na orientação espacial. Deve-se consultar sempre um médico se tiver algum problema súbito, incomum, antes de se tomar medicação sem conselho médico.

– #2 Treino de força – 

O equilíbrio pode começar a deteriorar-se nos 20 e poucos anos. No entanto, o treino de força pode ajudar, independentemente da idade. Os efeitos dos exercícios de fortalecimento no equilíbrio? Melhoram a força nos membros inferiores, que aumentam o equilíbrio. Pode ser feito em casa! Se comprar um pesos, basta ir ao youtube e arranjar uns planos para acompanhar! (Ou até usar pesos que tenha em casa… um pacote de arroz serve)

 – #3 Ser um flamingo por breves segundos – 

Exercícios simples de equilíbrio podem ser feitos em casa sem a necessidade de equipamentos. Por exemplo: Tentar equilibrar-se apenas numa perna, com os olhos fechados. Respirar fundo, concentrar-se nas coisas boas.

 – #4 Step-ups – 

Usando um único degrau ou cadeira, subir com a perna direita de maneira lenta e controlada. Depois, levantar a perna esquerda para se juntar a ela. Repetir, alternando as pernas. Este exercício ajuda a construir a estabilidade do quadril e fortalece os joelhos.

 – #5 Sentar-se – 

Sentar em cima de uma bola de estabilidade, desafia o equilíbrio. Começar com os braços ao lado do corpo e os pés no chão, depois levantar e estender a perna direita enquanto se levanta o braço esquerdo até a altura do ombro. Um bom exercício para treinar equilibro e coordenação.

 – #6 Exercícios de peso corporal – 

Exercícios como lunges e squats (agachamentos) ajudam a tornar os músculos mais fortes: aumentam a amplitude de movimento e desafiam o equilíbrio. Fácil de fazer em casa e com imensos benefícios.