DICAS | Onde aproveitar os finais de tarde? Como ter um dia mais produtivo?

DICAS | Onde aproveitar os finais de tarde? Como ter um dia mais produtivo?

Quando o verão chega, é normal entrarmos em modo férias permanente (até no trabalho). A nossa lista de tarefas parece menos urgente e o termo “produtividade” perde um bocadinho de significado…! Normal! A questão é: ter um verão produtivo não significa passar o tempo todo a trabalhar enquanto os nossos amigos estão na praia. Passa por trabalhar de forma mais inteligente, não por mais tempo 🙂

Deixo aqui umas dicas para poupar tempo durante o dia, para se poder aproveitar ao máximo os finais de tarde:

Tirar intervalos pequeninos em vez de um grande


Quanto tempo demora a ficarmos 100% focados numa tarefa? A realidade é que há muito poucas pessoas que conseguem começar a 100% no trabalho de manhã. É preciso um café… ajeitar a secretária… meter a música certa… Enfim, por aí! O importante é: quando tudo isto estiver pronto e estiver tudo ok para começar a trabalhar, é essencial é não interromper esse foco com uma pausa muito grande. Se os intervalos forem mais, com curtos períodos de tempo, ajuda a conseguir manter o foco e a produtividade. Um intervalo longo implica maior energia para recomeçar. E recomeçar custa! Deixe a pausa maior para  o almoço.

 

Organizar a lista de tarefas por prioridades


Todos nós temos tarefas que sabemos à partida que demoram pouco tempo (como enviar um email) e outras que exigem mais de nós. A minha dica é que se despache primeiro as tarefas que demoram mais tempo e deixar as que duram menos para último. Isto, se as que demoram menos tempo forem menos importantes. O truque é deixar as menos importantes para último para que seja pacífico deixar, por exemplo, para o dia seguinte. É importante cumprir os horários normais de trabalho, sem estender.

 

Aprender a delegar


Somos mais produtivos quando reconhecemos as nossas capacidades e talentos. Pensar no que se pode facilmente alcançar e o que resulta melhor se for feito em grupo ou mesmo delegado em alguém. Reconhecer limitações.

 

Limpar todos os emails antes de sair


Caixa de emails limpa: um sonho. É muito mais rentável responder aos emails no fim de se acabarem as tarefas importantes e não que estas sejam interrompidas para se responder aos emails. Há tempo para tudo. Experimentar meter um tempo limite, ou seja, ver o email de meia em meia hora. Torna-se mais fácil mentalmente quando temos este tempo definido.

O objetivo é, de facto, ter mais tempo para se aproveitarem  os finais de tarde cheios de sol 🙂

Deixo ainda dois sítios maravilhosos para ser aproveitarem estes breaks:

Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

 

Sky Bar Tivoli Avenida da Liberdade

 

– Yakuza e a esplanada maravilhosa!