Alimentos de outono

Alimentos de outono

O tempero da vida são os alimentos e o positivismo

Muda-se a estação, muda-se a necessidade do nosso corpo em precisar de certo tipo de nutrientes. E lá porque as temperaturas estão a diminuir, isso não quer dizer que haja um descuido no plano alimentar!! 🙂
Sempre que se entra numa nova estação, é necessário dar atenção ao que o nosso organismo vai precisar com as mudanças de clima. O calor e a humidade do verão são substituídos pelo ar seco e frio, o que pede alimentos que aqueçam o organismo e fortaleçam a nossa resistência 🙂

Além de ter que se beber bastante água (TODO O ANO!), as frutas, hortaliças e os legumes são os aliados nos pratos de outono.

Deixo-vos uma lista de 10 alimentos essenciais:

alimentos outono

Ajuda a hidratar a pele, o cabelo e melhora a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3.

alimentos outono

Rico em água e potentes antioxidantes que previnem doenças do coração e diminuem o colesterol. Possui poucas calorias e pode ser usada em diversas receitas.

alimentos outono

Rica em antioxidantes, está associada à prevenção de alterações e degenerações celulares, ou seja na prevenção contra o cancro.

alimentos outono

Com baixas calorias e pouca representatividade para o ganho de peso, o chuchu pode ser um alimento que ajuda a manutenção do peso, além de garantir sabor diferenciado às receitas.

alimentos outono

O ácido fólico presente nos espinafres é bom para manter o sistema cardiovascular saudável, e o magnésio ajuda a baixar a pressão arterial.

alimentos outono

Uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.

alimentos outono

Melhoram a prisão de ventre,  ajudam a perder peso e  a controlar a diabetes. É uma fruta rica em fibras e tem baixo índice glicémico, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo o apetite.

alimentos outono

O principal benefício da laranja são as suas propriedades antioxidantes. Tem muitas propriedades anti-inflamatórias, que inibem a formação de coágulos no sangue.

alimentos outono

A batata-doce tem uma excelente capacidade de fornecer energia, sendo uma excelente opção para quem treina frequentemente.

alimentos outono

Conhecido pela sua abundância em fibras, vitaminas e nutrientes essenciais ao desenvolvimento e manutenção do corpo humano, os brócolos ajudam a prevenir diversas doenças e têm um papel essencial na hipertrofia muscular.