Amanhã é o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Amanhã é o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Amanhã celebra-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Quem acompanha o meu blogue, sabe que apelo VÁRIAS VEZES para o rastreio, diagnóstico e prevenção. Sou embaixadora da Luta desta causa, assim como embaixadora da Laço e IPO e faço questão de trazer o tema para a ordem do dia assim que posso. Em qualquer idade, em qualquer situação! Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar e, quando descoberto cedo, existem 95% de hipóteses de bom prognóstico 🙂 Como gosto de falar em mudança, falo também nesta situação. É importante fazer um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulgação de informação sobre o tratamento. Os avanços na medicina têm-nos trazido a muito bom porto. Os tratamentos são cada vez mais eficazes! E não falamos apenas em cancro da mama. Falamos de tantas outras patologias. É imperativo estar alerta. É imperativo ter um estilo de vida saudável: calmo, feliz, com boa alimentação, desporto e muita água. Há outros fatores que podem estar na infeliz origem desta doença, aos quais todas nós devemos estar atentas:

  • Idade – probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
  • História familiar – o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
  • Terapêutica hormonal de substituição: mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa.
  • Obesidade após a menopausa.
  • Falta de atividade física, má alimentação e stress acumulado.

 

Prevenir é cuidar. Prevenir é tratar de nós.
Cuidem de vocês 🙂

A todas as mulheres que já passaram ou estão a passar por isto, um grande abraço! A luta já nos veio no sangue. Obrigada por nos serem um exemplo de força 🙂