Saúde: melhorar a postura do dia-a-dia

Saúde: melhorar a postura do dia-a-dia

A nossa postura diz também muito sobre nós. Sabiam que ter uma postura correta pode ser decisivo, por exemplo, na opinião que as pessoas têm sobre nós? Mas mais grave é as consequências que uma má postura pode ter na nossa saúde! De uma postura errada podem surgir dores nas costas ou até mesmo lesões crónicas!
Como só temos a ganhar se tivermos uma postura direita, deixo-vos aqui passo a passo um guia de como a melhorar:

Sentar com as costas direitas

Sempre que estiver sentado, é importante encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas. É importante, também, posicionar os ombros levemente para trás para evitar a corcunda; ou seja, evitar baixar a cabeça para ler ou escrever. Os olhos têm que estar em linha reta com o ecrã do seu computador. Se for preciso, ponha uns livros debaixo do ecrã. Ajuda também um apoio para os pés, de forma a criar um ângulo reto com as pernas.

ter a postura certa

Dormir de lado com duas almofadas

A melhor maneira de se proteger a coluna é dormir de lado, usando duas almofadas: uma baixinha para apoiar a cabeça, e outra para por entre as pernas e adequar a altura do quadril e não entortar a coluna.

ter a postura certa

Apoiar o peso do corpo nos dois pés

O peso do corpo deve ser distribuído pelos dois pés. Ou seja, quando estiver em pés, não meta o peso do corpo numa só perna. Isso poderá causar compensações na coluna, desequilibrando-a.

Evitar transportar malas e mochilas num só ombro

O peso das malas e mochilas causam um desequilíbrio no corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo. Por isso, é indicado que use uma mochila apoiada nos dois ombros para que o peso seja distribuído igualmente por todo o corpo.

ter a postura certa

Espreguiçar

De manhã, depois de uma noite de sono, é preciso voltar a por os músculos no sítio. Para isso, devemos espreguiçar-nos. Parece simples mas é um alongamento que pode contribuir muito para a postura ao longo do dia 🙂

Conduzir com a postura certa

Endireitar as costas de moda a conseguir ficar completamente encostados – desde o cóccix até ao pescoço, sem esforços nas pernas para chegar aos pedais. A mão que vai à  mudança não deve permanecer lá, com a outra no volante! Devem estar as duas no volante.

Posição de repouso no sofá

Chegamos a casa e a primeira coisa que queremos fazer é deitarmo-nos no sofá com os nossos filhos, a relaxar ou a brincar. Mas depois ficam as dores…! Tente sentar-se corretamente e tirar o maior proveito do seu sofá.