Go Purple – Receita Dumplings de couve-roxa

Go Purple – Receita Dumplings de couve-roxa

O roxo é das minhas cores favoritas. É uma cor viva e que não deixa nada por dizer, é arrojada e determinada, não passando despercebida. Mas sabiam que esta cor é considerada o novo verde? Sim… Estou a falar de culinária. A AEG juntou-se a um painel de especialistas e identificou as novas tendências que vão marcar a culinária nos próximos tempos.

Nesta área, que está em constante mudança, tanto como na moda, vemos alimentos roxos repletos de sabor e propriedades alimentícias aliciantes: couves, beterrabas, uvas, flores de hibisco… É só escolher. E porque a arte nunca está confinada a uma só área, revelo-vos hoje, como embaixadora da AEG, e defensora de todas as suas máximas visionárias, a primeira tendência do sabor: o roxo!

As possibilidades desta cor no universo culinário são infinitas. Assim, para tirar o máximo partido destes super alimentos, dou-vos a conhecer a tecnologia AEG. Esta, permite-nos cozinhar com toda a precisão os alimentos a baixa temperatura, para que conservem todo o seu sabor e macro-nutrientes. Cada prato deve ser uma experiência sensorial e, com esta máxima em mente, a AEG criou o SteamPro, o forno com três modos de cozedura.

E como falar não basta, decidi experimentar fazer uns Dumplings de couve-roxa. Ficaram deliciosos 😛 Curiosos? Não se preocupem! Deixo-vos a receita:

receita para jantar

Receita Dumplings de couve-rouxa

Ingredientes

•          1 couve-roxa

Recheio

•          200 ml de arroz negro

•         400 ml de água


•         1 colher de sopa de pasta de miso

•          1 colher de chá de gengibre fresco finamente ralado

•          1 colher de chá de alho fresco picado finamente

Molho

•          2 colheres de sopa de molho de soja

•          2 colheres de sopa de óleo de sésamo

•          2 colheres de sopa de sumo de limão

•          1 pitada de piripiri

Decoração

•          1 colher de sopa de coentros picados

•          1 colher de chá de sementes de sésamos torradas

Preparação

Deitar água no depósito do forno AEG SteamPro e selecionar a função “Vapor Total”. De seguida, fazer um corte em torno do talo da couve e retira-lo completamente. Colocar a couve num tabuleiro e inserir no forno durante 30 minutos.

Enquanto esperamos, podemos ir preparando o recheio: Fervemos a água numa placa de indução AEG e, atingido o ponto de fervura, deitamos o arroz negro. Após este estar pronto, misturar a pasta de miso, o alho e o gengibre. 

Depois de retirarmos a couve do forno, devemos soltar as suas folhas, verificando se estão suficientemente macias para que se consiga enrolar sem que se rompam. Depois de cortar e retirar as partes grossas das folhas, dividimos cada uma em três partes e recheamos  com alhos. Dispomos no tabuleiro e levamos os dumplings ao forno, no programa “Vapor Total” durante cerca de 10/12 minutos. Após se misturar os ingredientes do molho num recipiente, retiramos os Dumplings do forno e servimos  polvilhados com os coentros picados e as sementes de sésamos torradas. 😛

Querem saber mais tendências? Fiquem atentos que trago mais novidades deliciosas! Até lá… passem no site da AEG! https://www.aeg.com.pt/taste/inspiration/taste-of-tomorrow/trends/go-purple/

Agradecimento: Cozinha @ajnavalho
Fotografia: Zé Ferreira