A importância das tradições familiares

A importância das tradições familiares

Segundo vários estudos, reunir histórias e memórias pode ter um impacto profundo em como vivemos realmente a vida. 🙂

Porque será tão importante criar memórias e rituais com os nossos pequenotes? Para além de serem recordações de que nos iremos sempre lembrar, representando uma fase muito doce da nossa vida, estas também tem muito impacto para eles, mesmo que inconscientemente.

E porque?

Sentido de identidade. As tradições e rituais contam histórias sobre uma família. Um jantar ao Domingo, a comida que metemos na mesa na ceia de Natal… a um nível macro podem decifrar a nossa herança cultural mas a um nível micro, são costumes que moldam a nossa pequena família! 🙂

Sentido de segurança. Por mais mudanças e voltas que a vida possa vir a dar, é importante que os pequeninos saibam que o ritual de desenhos animados de manhã ou o filme sábado à tarde vai continuar! Por vezes, as pequenas coisas são as que nos trazem mais conforto e calma…

Valores familiares. Reconhecer porque é porque é bom ser parte da família! 🙂 Em ter uma mãe, um pai, avós, tios, primos… reconhecer que somos uma parte de um todo, e que esse todo é o nosso maior aliado. Dizer que a Mãe fica triste quando o quarto fica muuuito desarrumado ou dizer que fica menos contente por não se comer a papa toda, por exemplo. Delinear os nossos valores nas coisas mais simples 🙂

Memórias para uma vida! <3 Mesmo os momentos mais desafiantes se tornam histórias ternurentas para relembrar mais tarde. E os felizes… são esses mesmo que fazem a vida valer a pena.

Tradições giras 🙂

  • Happiness Jar (vejam tudo aqui)
  • Maratona de desenhos animados e filmes com mantinha ao fim-de-semana
  • Bolacha com forminhas giras para o lanche depois da escola
  • Passeio no parque Domingo de manhã
  • Fotografias nos primeiros dias de escolinha 🙂

E vocês, quais os vossos rituais preferidos para fazer com a vossa família? Contem-me tudo! 🙂