Hoje é o Dia Mundial da Luta contra o Cancro

Hoje é o Dia Mundial da Luta contra o Cancro


Sabiam que, em Portugal, a cada hora que passa, 3 pessoas lutam pelas suas vidas por causa do cancro…? É uma realidade assustadora e cada vez mais presente… O objetivo deste dia, para além da agridoce lembrança de todos os que passaram e passam por esta batalha, é revelar algumas das ideias que todos temos sobre o cancro, muitas vezes erradas ou mal fundamentadas, e informar acerca dos factos que se encontram por trás desta realidade.

Já ouviram falar da Carta de Paris? É uma carta que apela a uma aliança entre investigadores, profissionais de saúde, bem como doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro. <3

Prevê-se que o número de casos de cancro venha a duplicar nos próximos 20 a 40 anos, sobretudo nos países desenvolvidos… Resta-nos tentar combater estas previsões mantendo um papel ativo nesse sentido: adotando um estilo de vida mais saudável e prevenido e ajudar de todas as formas que podemos! Sermos solidários na medida que conseguimos… Quer seja doando sangue, medula óssea, ou mesmo donativos monetários a associações que nos são mais próximas do coração <3 Toda a ajuda faz a diferença! Uma diferença tão pequena para nós, mas gigante para todos os combatentes desta batalha.

Hoje em especial, quero não só assinalar este dia com vocês mas também enviar um beijinho cheio de força a todos os que estão num momento delicado como este ou que têm um familiar, amigo, ou conhecido nessa situação. Deixo-vos o testemunho lindo de uma rapariga chamada Maria, que este ano venceu a luta contra a Leucemia. A todas as Marias por aí… Obrigada pelo exemplo que nos dão, bem como pela força e energia que nos transmitem! São a maior lição que podemos receber… e não estão sozinhas! 🙂 <3

“Sobrevivi, mas não gosto de pensar assim.. Gosto de sentir que vivi e principalmente renasci!
2018 esteve longe de ser o melhor ano da minha vida, e sinceramente espero que depois deste, todos sejam melhores e que a vida não me pregue mais surpresas destas.
Apesar de tudo, percebi que nada na vida é garantido… NADA! E que do dia para a noite, tudo muda… A questão da sorte ou do azar, do “ porquê a mim ?”, torna-se irrelevante, diria até que egoísta… afinal de contas, o que me aconteceu não tem explicação possível, e não o desejo nem a mim, nem a NINGUÉM neste mundo. Aceitar ? Conformar-me ? Não são expressões que goste… Vivi um dia de cada vez e nunca, nunca duvidei… Ia correr tudo bem, só havia essa hipótese.
Passei por muito, sofri muito fisicamente, psicologicamente, mas cresci muito. Conheci forças, que desconhecia e tentei crescer e fazer crescer com este “ contratempo”. A verdade, é que isto veio mudar o meu mundo e eu tentei mudá-lo a ele também, nem que fosse um bocadinho. Espero ter conseguido, porque afinal de contas, o que andamos aqui a fazer, se não for para fazer a diferença ?
Tenho muito que agradecer, conheci uma família chamada IPO, uma família de super heróis, de carne e osso, que não usam capa e todos os dias salvam vidas e as tornam um bocadinho melhores dentro de tanta coisa má e horrível que acontece.
Percebi que tenho pessoas à minha volta que movem montanhas, amigos, família, conhecidos e “desconhecidos”, e que juntos conseguimos tudo. Se algum duvidei do ser o humano, todos os que cá estiveram comigo, fizeram-me acreditar que apesar de tudo, somos um ser incrível , que ajuda, que partilha, que dá, um ser generoso, solidário e grato! Obrigada por me fazerem acreditar no ser humano!
Mas desiludi-me muito também, tive muito medo, temi muito… às vezes na tua vida só precisas de 1 pessoa, uma capaz de salvar-te, no sentido literal da coisa… e ela virou me as costas. E fez-me duvidar de tanta coisa… do ser humano, da bondade, da minha cura. Porém, tudo deu a volta. E se alguém me virou as costas, TU não viraste. Aliás, TU salvaste-me, e este agradecimento, este 2018 é dedicado a TI.
A TI que, não sei quem és, como te chamas, como és e tão pouco sei do que gostas.
Mas sei que me deste uma segunda oportunidade de viver, sei que tens em ti uma bondade gigante e que “só” por isto, tens de ser um ser humano espetacular.
Porque tu também não sabes quem sou, como me chamo, como sou e muito menos do que gosto.
As probabilidades dizem ser de 1 para 100 000. Pareceu tão impossível que algum dia este momento chegasse, mas encontraram-te. Felizmente existes e aceitaste salvar a minha vida.
Nunca pensei dizer isto, nunca pensei que a minha vida algum dia viesse a depender assim de alguém. De alguém que não conheço, que nem empatia pode sentir por mim mas que, apesar de tudo, aceitou dar um bocadinho de si para que eu pudesse viver ! E que me provou que o ser humano é realmente incrível, que quando se une, coisas espetaculares acontecem.
O assunto é demasiado intenso para conseguir expressar tudo o que sinto e a gratidão que sempre terei!
Encontrei o meu herói ❤ “

Hoje é o Dia Mundial da Luta contra o Cancro