Retrospetiva do Ana272 ao longo dos anos

Retrospetiva do Ana272 ao longo dos anos

Hoje é o meu aniversário. E do meu blog Ana272 também. Estou de parabéns. Aliás, estamos. Porque sem vocês nada disto era possível!

É um dia duplamente especial. Por todos estes motivos e, sobretudo, pelas pessoas que fazem parte da minha vida não só no dia de hoje como nos restantes dias do ano… e que a tornam tão mas tão especial – vocês também constam nesta lista! 🙂

Encaro este dia sempre como um pretexto para recordar as pessoas e os momentos que mais me tocaram, que mais importância tiveram na minha vida. E acredito que é nisso mesmo que nos devemos focar ao longo de todos os anos que festejamos.

Recordar é sempre bom porque nos faz reviver determinados momentos da nossa vida, analisar bem tudo o que temos ao nosso redor, bem como tudo aquilo que tivémos a capacidade de conquistar. Faz-nos, acima de tudo, valorizar o que temos e relativizar aquilo que efetivamente não importa.

É verdade que o meu aniversário é também o dia de aniversário do blog … Esta foi uma escolha minha. Para mim só faz sentido viver e celebrar a vida de forma intensa. Por isso,  poder juntar o meu dia de aniversário com um projecto digital que vocês tanto acompanham e apreciam, dá-me ainda mais força para continuar a fazer mais e mais. Ainda me recordo de quando foi o lançamento do blog em Miami. 🙂 Lembram-se? Que momento bonito!

Aproveito também para vos deixar alguns dos textos mais especiais que fizeram parte da minha/nossa  história e – claro está – do ANA272.

Hoje, como nos restantes dias da minha vida, só quero sorrir e celebrar. Por ser o meu dia, mas sobretudo por saber que vos tenho sempre a vocês aí desse lado. Lembrem-se: tudo o que faço aqui é por e para vocês. <3

Ah! Aproveito para vos pedir mais uma coisa: não se esqueçam de celebrar sempre a vida … E hoje comigo! Vamos a isto? 🙂

Grata por vos ter comigo.

Lets go down memory lane?

2015

SER AUTÊNTICO

“O teu tempo é limitado, não o desperdices a viver a vida de outra pessoa. Não deixes que o ruído das opiniões dos outros abafe a tua voz interior. E, sobretudo, tem coragem de seguir o teu coração e a tua intuição.”

Steve Jobs

 

A autenticidade tornou-se a alma e o caminho das grandes concretizações de vida. E instalou-se nos quadros mentais das estruturas e nas nossas condutas. Mas, afinal, quando falamos em sermos autênticos, falamos do quê em concreto? Neste momento, todas as buscas de sucesso pessoal e alcance de objectivos, pressupõem uma reflexão importante sobre aquilo que desejamos revelar. Todos nós desempenhamos diferentes papéis, seja no trabalho (nas funções que exercemos) ou nas relações que vamos criando. E nessa multidisciplinaridade de “eus”, como criar a verdadeira originalidade e sermos realizados nessa construção? Baseado no estudo de Herminia Ibarra, catedrática e pensadora da Insead, o paradoxo da autenticidade prende-se com o desejarmos muitas vezes algo que não corresponde ao que realmente somos. E que, nasce nesse momento, a desilusão com as nossas vontades. O caminho para a autenticidade resulta da perfeita ligação entre os nossos valores e integridade, com a adaptação e a nossa própria evolução. Se pretendemos alcançar um sentido com marca, com perspectiva integrativa do que nos torna melhores, devemos considerar este novo paradigma. No universo global em que vivemos, em que estamos profundamente conectados, já se manifestam novas formas de pensamento. E a urgência actual prende-se exactamente com esse caminho precioso do sermos reais e autênticos.

“Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres são tão contraditórios, que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro.”

-Dalai Lama

2016

1 ANO DE ANA272

Arrancávamos há um ano atrás para Miami, com destino a uma das maiores aventuras e concretizações da minha vida, o lançamento do Blog ana272.com. E foi tudo tão forte, emotivo, alegre… Cheia de vontade de lançar este projeto ao Mundo. muito obrigada a todos! Foi tudo maravilhoso e é um prazer ver o crescimento e solidez desta plataforma tão consistente e que tanto me orgulha! 🙂 Contagem decrescente para o primeiro aniversário 🙂

 

2017

 RAZÕES SURPREENDENTES PARA SORRIR

E no Dia Mundial do Sorriso, sorrir faz ainda mais sentido. Sabiam que este dia foi criado há 53 anos por Harvey Ball, o criador da imagem do smiley? Hoje sorriam a toda a gente, ao espelho, aos familiares, aos desconhecidos, ao amigos, partilhem sorrisos nas redes sociais e façam alguém sorrir 🙂 Vêem? Eu já comecei… Custa tão pouco e traz tantas coisas boas! E se hoje falamos de sorrisos, porque não descobrirem um site dedicado a isso mesmo?  🙂Vamos aos benefícios de sorrir?

1. Sorrir é contagiante

Devido à atividade cerebral que ocorre quando vemos alguém sorrir, os sorrisos podem contagiar facilmente. Sabiam que só por vermos uma pessoa a sorrir ativamos a área do cérebro que controla o movimento facial e sorrimos? Mesmo em situações menos positivas, se sorrirmos, os outros tendem a imitar a expressão.

2. Sorrir diminui o stress e a ansiedade

Não é fácil manter o sorriso em situações de stress, mas dizem que se conseguirmos só traz benefícios. Numa situação stressante, as pessoas que sorriem têm batimentos cardíacos mais baixos do que as que adotam uma expressão facial neutra. Assim da próxima vez que se sentirem mais stressados, tentem sorrir para acalmar.

3. Ao sorrir libertamos endorfina e serotonina

Sorrir pode ajudar a gerir o stress e a ansiedade também pela liberação de endorfinas, substâncias químicas que também são libertadas durante um treino ou numa corrida, que funcionam como indutores de prazer.

4. Ficamos mais atraentes

Os sorrisos são um acessório muito atraente por várias razões. Um sorriso transmite a ideia de que somos agradáveis, simpáticos, alguém com quem é fácil criar empatia. Na verdade, um estudo do European Journal of Social Psychology provou que sorrir torna-nos mais atraentes aos olhos daqueles para quem sorrimos.

5. Sorrir fortalece o sistema imunológico

Sorrir torna o nosso sistema imunitário mais forte, fazendo o nosso corpo produzir glóbulos brancos para ajudar a combater doenças. Um estudo descobriu que em crianças hospitalizadas que foram visitadas por contadores de histórias/fantoches e que sorriram, na contagem de glóbulos brancos registaram um número superior ao das crianças que não receberam a visita.

6. Torna-nos pessoas mais acessíveis

As pessoas que estão mais dispostas a relacionar-se socialmente com outras pessoas são as que sorriem mais. Um sorriso é uma expressão facial convidativa que diz aos outros que estamos dispostos a conversar e a interagir com eles.

7. Sorrir vai fazer-nos sentir mais confortáveis

A nossa tendência natural é escolhermos aquilo que nos é familiar, mas sorrir diminui essa necessidade. Um estudo descobriu que sorrir pode fazer-nos mais confortáveis em situações que de outra forma nos fariam sentir estranhos.

8. Vamos parecer mais confiantes

Se quisermos melhorar a nossa credibilidade, comecemos por sorrir mais. O que poderia ser mais fácil do que isto? Ser confiante pode não ser fácil para muitos, mas sorrir pode ajudar. Os participantes  no estudo de uma universidade de Pittsburgh avaliaram pessoas que sorriam como sendo mais confiantes do que as pessoas com expressões faciais sem sorrisos.

9. Vamos ser melhores líderes

Se estiverem numa posição de poder, ou quiserem assumi-la, sorrir pode ser a chave para o vosso sucesso. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Montpellier descobriu que sorrir é uma técnica de liderança mais eficaz do que ter grandes responsabilidades de gestão.

Sorrir é mesmo a maneira mais fácil de nos sentirmos melhores e sermos vistos como mais confiante e como verdadeiros líderes. Por isso, sempre que estiverem numa situação stressante ou se sentirem menos positivos, esbocem um sorriso e tirem proveito dos muitos benefícios que ele tem para oferecer 🙂 🙂 🙂

2018

OS CONSELHOS DE VIDA DE PESSOAS BRILHANTES

Conselhos de vida. Dos amigos, da família, mas também de pessoas sábias que nunca chegámos a conhecer. Por vezes, estes até ajudam mais do que qualquer outro conselho! Quanto mais imparcial, melhor 🙂 A verdade é que às vezes basta uma frase para mudar tudo. O poder da palavra é incrível! Hoje deixo-vos aqui 10 pensamentos sábios de pessoas importantes no mundo – pela sua atuação, pelo seu papel na política, pelos seus exemplos e histórias de vida. Partilhem também comigo 🙂

A Vida é 10% o que te acontece e 90% como tu escolhes reagir a isso.

—Charles R. Swindoll

Aprende a desfrutar cada minuto da vida. Sê feliz agora. Não esperes por alguma coisa no futuro. Pensa no quão precioso o tempo é, seja no trabalho, com a família… Cada minuto deve ser aproveitado e saboreado.

 Earl Nightingale

Hoje escolhi a vida. Todas as manhãs, quando acordo, posso escolher: felicidade, negatividade… Sentir a liberdade que é poder escolher! Eu escolho sentir a vida. Não negar a humanidade mas sim aceitá-la e abraçá-la.

 Kevyn Aucoin

Quando alguém te mostra verdadeiramente quem é, acredita à primeira.

—Maya Angelou

A única coisa que tu tens que mais ninguém tem, és tu. A tua voz, a tua cabeça, a tua história, a tua visão. Por isso escreve, desenha, cria, brinca, dança e vive como só tu consegues. O momento em que sentires que estás a caminhar sozinho na rua, é o momento em que estás a começar a acertar.

— Neil Gaiman

2019

HAPINESS JAR

Há um novo ano pela frente e decidi fazer uma coisa especial.

Vou focar-me em experiências pessoais, em vez de grandes resoluções de ano novo, e encontrar maneiras práticas de viver um dos meus conselhos favoritos:

“Enjoy the little things, for one day you will look back and realize they were the big things.” – Robert Brault

Curiosos? Basicamente a ideia é todos os dias, ou um dia por semana, o que der jeito a cada pessoa, colocar uma nota numa jarra que descreva um momento que nos fez feliz… Quanto mais enchermos a jarra com momentos felizes e de gratidão, mais especial se torna a experiência.

Eu sei que o meu bebe, teoricamente, vai deixar de ser um bebe… 😉 Consequentemente, as alegrias diárias que ele me traz, por ser pequenino, vão ser substituídas por novos momentos maravilhosos, à medida que ele for crescendo. Assim, para nunca me esquecer desses momentos específicos, decidi eterniza-los com pequenas notas. É muito fácil aceitar estes momentos nesta fase cheia de ternuras, mas é bastante importante a sua documentação também!

A Happiness Jar é um lembrete diário para fazer isso mesmo. Até mesmo nos dias mais atarefados, quando é fácil deixar a gratidão passar… Ideias? O momento mais feliz do dia, algo porque estamos gratos, um amuleto da sorte, um desenho dos nossos filhos ou o momento mais feliz do dia deles… o que seja! Basta escrever, por uma data e colocar na jarra 😉

A ideia seria no final do próximo ano, ou num aniversário ou data especial, abrir o jarro e ler todas as experiências por que passamos nos últimos tempos que nos deixaram com um sorriso na cara. Porque somos feitos disso mesmo… memórias. 🙂